Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16301
Título: Elaboração e fabricação do sabonete artesanal de ora-pro-nobis e erva doce
Autor(es): SILVA, Paulo Cesar Pereira da
VALSECCHI, Luís Henrique Pazzini
FALCÃO, Marinês Marcelina da Silva
DURAN, Patrícia
GARCIA, Felipe
Orientador(es): MACEDO, Halícia Xavier de
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Trabalho artesanal;Higiene
Data do documento: 1-Set-2023
Editor: 093
Referência Bibliográfica: SILVA, Paulo Cesar Pereira da; VALSECCHI, Luís Henrique Pazzini; FALCÃO, Marinês Marcelina da Silva; DURAN, Patricia; GARCIA, Felipe. Elaboração e fabricação do sabonete artesanal de ora pro-nobis e erva doce. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Química – ETEC Dep. Paulo Ornellas Carvalho de Barros, Centro Paula Souza, Garça, 2023.
Resumo: O sabão foi inventado pelos fenícios (2500 a.C), que ferviam gordura animal, água e cinzas de madeira até obterem uma pasta que pudesse limpar o corpo. No entanto, este produto sólido só foi criado no século VII, quando os árabes inventaram o chamado processo de saponificação. Mais tarde, os espanhóis adicionaram azeite ao produto para dar aroma. Antes disso, ele só era conhecido na Europa pelos nobres da Espanha, Itália, França e Inglaterra. Reza a lenda que, quando estes nobres apresentavam sabão às autoridades de outros países, enviavam uma bula para explicar sua finalidade. O sabão tornou-se uma mercadoria diária no século XIX, e a produção industrial tornou-se tão popular que agora é impossível falar sobre higiene pessoal sem considerar este produto. O sabonete é feito com substâncias detergentes cuja principal função é limpar as impurezas da pele. Graças ao desenvolvimento do artesanato, hoje existem sabonetes adequados para os diferentes tipos de pele, que causam baixos impactos ambientais, como o sabonete artesanal de ora pro-nóbis e erva doce apresentado neste trabalho, que hidrata a pele e garante uma limpeza profunda, com propriedades naturais e medicinais, podendo conter ações anti-inflamatórias, cicatrizantes e antioxidantes.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16301
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.