Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16296
Título: Obesidade em crianças e adolescentes com Síndrome de Down
Título(s) alternativo(s): Obesity in children and adolescents with Down Syndrome
Autor(es): LUCENA, Laura Paixão de
SILVA, Maria Eduarda de Paula
ALMEIDA, Rebeca Nobre de
FERRAZ, Thayline Vitoria Santos
NAITO, Vitoria Freire
Orientador(es): SILVA, Natalia Carvalho da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Obesidade;Síndrome de down;Alimentação infantil
Data do documento: Dez-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: LUCENA, Laura Paixão de. SILVA, Maria Eduarda de Paula. ALMEIDA, Rebeca Nobre de. FERRAZ, Thayline Vitoria Santos. NAITO, Vitoria Freire. Obesidade em crianças e adolescentes com Síndrome de Down, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética com uma alteração cromossômica, caracterizada por um cromossomo extra (totalizando 47 cromossomos). Existem diferentes formas de SD, como a trissomia simples, translocação e mosaicismo. Foi descoberta em 1866 por John Langdon Haydon Down, com uma designação oficial "Síndrome de Down". No Brasil, cerca de uma em cada 700 crianças nascidas vivas tem SD. A SD varia em gravidade e tem fatores associados, como idade materna avançada. O diagnóstico pré-natal é possível por exames sanguíneos e ultrassonografia, além de métodos de exame de DNA fetal mais precisos. A SD se manifesta com traços físicos, mas varia de pessoa para pessoa. Não é uma doença, sem cura, com desafios de saúde, incluindo problemas cardíacos. A expectativa de vida tem aumentado, mas muitos enfrentam sobrepeso e obesidade devido a fatores como hipotireoidismo e metabolismo mais lento. A família desempenha um papel crucial na promoção de hábitos saudáveis. A obesidade infantil é uma preocupação crescente, e a SD e a obesidade estão interligadas devido a fatores genéticos, metabólicos e comportamentais, exigindo abordagens para melhorar a qualidade de vida. Os artigos confirmam a preocupação com a obesidade em crianças e adolescentes com Síndrome de Down devido a fatores genéticos, metabólicos e comportamentais. A obesidade está associada a riscos de doenças cardíacas e diabetes. Os estudos existentes foram principalmente qualitativos e focaram nas múltiplas causas da obesidade na infância. Poucos deles abordaram estratégias de combate e prevenção, e nenhum apresentou soluções originais. Novas pesquisas quanti-qualitativas são necessárias, envolvendo crianças, adolescentes, familiares e professores, com ênfase em áreas com pouca pesquisa sobre o assunto. A nutrição desempenha um papel crucial, e futuros estudos devem se concentrar em propor soluções para combater e prevenir a obesidade nesse grupo.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16296
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
nut_2023_novotec_t_laurapaixão_obesidade.pdf272.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.