Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16281
Title: Estudo do desenvolvimento do cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) em substrato de bagaço-de-cana de açucar (Saccharum officinarum)
Authors: TEIXEIRA, Ana Luiza Montagner
NOVAIS, Beatriz Silva
OLIVEIRA, Keila Santos de
ALCÂNTARA, Laura Santos
PEDROSO, Tiago Alvarenga
Advisor: QUINTANILHA, Suzana Cristina
type of document: Monografia
Keywords: Cogumelos comestíveis;Cana-de-açúcar
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: 042
Citation: TEIXEIRA, Ana Luiza Montagner, et al. Estudo do desenvolvimento do cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus) em substrato de bagaço-de-cana de açucar (Saccharum officinarum). 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Agropecuária) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2023.
Abstract: A produção de cogumelos tem crescido de forma exponencial pelo mundo nos últimos anos. O cogumelo shimeji, objeto de estudo dessa monografia, é o terceiro mais produzido no mundo. Esse alimento é uma fonte de nutrientes e proteínas com baixo teor de lipídios. Para a sua produção é necessário um substrato que apresente condições ideias para o seu desenvolvimento. O substrato de bagaço de cana-de- açúcar provou atender esses requisitos, apresentando bons resultados e sendo de fácil aquisição. Desse modo, esse trabalho teve como objetivo estudar o desenvolvimento inicial do cogumelo shimeji (Pleurotus ostreatus), linhagem shimeji branco, em substrato de bagaço de cana-de-açúcar. Para isso, foi necessário seguir metodologias pré-existentes na produção desse substrato, seguindo todas as etapas necessárias: aquisição da matéria-prima; regularização do pH e da relação carbono/nitrogênio; esterilização do substrato e inoculação dos micélios dentro do laboratório de microbiologia da Etec Benedito Storani. O micélio utilizado foi doado pela empresa especializada "Funghi e Flora”. Após esse processo, foi observado a importância das condições ambientais, físicas e químicas para o desenvolvimento inicial do cogumelo shimeji no substrato de cana-de- açúcar. Por fim, os resultados obtidos exibem um estudo que ainda não foi finalizado, uma vez que não foi possível atingir todos os parâmetros recomendados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16281
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.