Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16233
Título: Adaptação de um lanche com alimentos contendo nutrientes que auxiliam no tratamento da depressão e ansiedade
Título(s) alternativo(s): Adapting a snack with foods containing nutrients that help treat depression and anxiety
Autor(es): FREIRE, Manuella Vieira
SANTOS, Maria Eduarda Almeida dos
SPOLAORE, Paula Ribeiro
Orientador(es): FIORETI, Ana Paula
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Saúde mental;Ansiedade;Educação alimentar e nutricional;Nutrientes;Nutrição
Data do documento: 5-Dez-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: FREIRE, Manuella Vieira; SANTOS, Maria Eduarda Almeida dos; SPOLAORE, Paula Ribeiro. Adaptação de um lanche com alimentos contendo nutrientes que auxiliam no tratamento da depressão e ansiedade. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2022.
Resumo: Trabalho sobre a nutrição e o mal do século como ela pode auxiliar no tratamento da depressão e ansiedade, a depressão é uma doença de multifatorial sendo um distúrbio afetivo que acompanha a humanidade ao longo de sua história. Outro transtorno é ansiedade que se caracteriza por um sentimento vago e desagradável de medo ou desconforto. O objetivo é promover ajuda a pessoas que sofrem com essess transtornos por meio de uma preparação, elaborada pelo grupo, a partir, de pesquisa em livros e sites. Optou-se por essa receita através de uma lista de nutrientes que colaboram no tratamento dessas doenças, decidiu-se utilizar abacate, grão-de-bico e espinafre na preparação que seria feita com tais alimentos. Nutrientes como triptofano, vitamina D e magnésio, contém beta sitosterol, conhecido como o hormônio do estresse e vitaminas do complexo B colaboram para produção de neurotransmissores. A receita desenvolvida foi um hambúrguer de grão de bico denominado hambúrguer da felicidade, finalizando o mapeamento, será realizado uma análise sensorial, avaliando o nível de aceitação ou não aceitação do público a critério junto ao mercado consumidor. O teste que integra os métodos afetivos de avaliação sensorial que medem o grau que consumidores gostam ou desgostam de determinado produto. O Teste foi realizado com 40 provadores da Escola Técnica de Hortolândia no mês de agosto de 2023. Cada provador recebeu uma amostra do produto e uma ficha de avaliação para indicar em uma escala o quanto gostou ou desgostou da preparação em relação à aparência, aroma, sabor, textura e impressão global. Para a análise dos resultados, realizou-se a média de aceitação de cada atributo. Com base nos estudos descritos ao longo do projeto, pode-se concluir que os objetivos deste trabalho foram concluídos de forma satisfatória alcançando seu objetivo, assemelhar-se ao hambúrguer vegetariano convencional suprindo as necessidades nutricionais desejadas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16233
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_manuellafreire_adaptacaodeumlanchecom.pdf315.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.