Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16214
Título: Formalização e gestão de negócios simplificados, voltados à mulheres microempreendedoras
Título(s) alternativo(s): Formalization and simplified business management, aimed at women microentrepreneurs
Autor(es): SANTOS, Julia Lorrayne Vieira dos
PINHEIRO, Júlia Miranda
ALVES, Kemily Lima
Orientador(es): SILVA, Amanda Rodrigues da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Empreendedorismo;Microeconomia;Mulheres;Mercado de trabalho
Data do documento: 1-Dez-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: SANTOS, Julia Lorrayne Vieira dos; PINHEIRO, Júlia Miranda; ALVES, Kemily Lima. Formalização e gestão de negócios simplificados, voltados à mulheres microempreendedoras. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Resumo: Este estudo aborda o empreendedorismo feminino como um fenômeno em ascensão, destacando sua importância diante dos desafios enfrentados pelas mulheres na microeconomia. Frequentemente, essa atuação empreendedora se desvincula do ambiente profissional formal, impulsionando as mulheres a buscar independência econômica, moldando uma realidade social diferente nas empresas. As transformações sociais têm motivado as mulheres a assumirem responsabilidades distintas no ambiente familiar, buscando seu espaço no mercado de trabalho. Ao analisar o empreendedorismo feminino como um mecanismo para promover a igualdade de gênero e alcançar a autonomia econômica, percebe-se que aproximadamente metade das empresas já é gerida por mulheres. Essa mudança revela uma reconfiguração nos papéis tradicionais e destaca o papel revolucionário das mulheres empreendedoras. Além disso, após desenvolver um guia simplificado para atender às demandas da empresa de teste, uma empreendedora obteve um aumento significativo de aproximadamente 16%. Este incremento ressalta a urgência enfrentada por mulheres microempreendedoras e indica a necessidade de ampliar o período de aplicação do guia para resultados mais robustos. A pesquisa também enfatiza os desafios enfrentados pelas empreendedoras, destacando a importância do planejamento, reservas de emergência e adaptação em meio à crise. Valorizar o nicho das pequenas empreendedoras é crucial, evidenciando a resiliência, força e criatividade das mulheres empreendedoras, como destacado por Ferreira e Nogueira (2013). Este estudo visa explorar como o empreendedorismo feminino não apenas contribui para o desenvolvimento profissional, mas também cria uma transformação social relevante nas dinâmicas das micro e pequenas empresas.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16214
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemadministracao_2023_juliasantos_formalizacaoegestaodenegociossimplificados.pdf955.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.