Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16151
Título: Esportes como ferramentas do marketing moderno alavancando vendas
Autor(es): MACHADO, Giovanna de Sousa
SOBRAL, Isaque Weslly da Silva
RETAMIRO, Kauane Maria Solda
LOURO, Larissa Cesar
NASCIMENTO, Pedro Henrique Silva
Orientador(es): CRUZ, Alecir Pereira da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing;Esportes
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: 042
Referência Bibliográfica: MACHADO, Giovanna de Sousa, et al. Esportes como ferramentas do marketing moderno alavancando vendas. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2022.
Resumo: É de conhecimento geral que os esportes como um todo movimentam bilhões de pessoas por todo o mundo, conquistando fãs, gerando torcidas e criando momentos inesquecíveis para cada um. O que passa despercebido por muitos é o quanto esse mercado pode ser lucrativo para empresas que souberem reconhecer e aproveitar tamanho potencial, aumentando ainda mais suas receitas e consequentemente seus ganhos, e uma das formas mais utilizadas por grandes companhias é o marketing esportivo e o patrocínio, fazendo com que qualquer organização tenha sua marca vista por milhões de pessoas ao mesmo tempo, de diferentes localidades, gostos e classes sociais, mas todas com um fator em comum, o seu envolvimento com determinado esporte, abrindo uma brecha para que um marketing certeiro possa alcançar a todos, ocasionando uma familiaridade com a organização e seu produto, criando um vínculo entre um torcedor assistindo a um jogo, e a empresa que está anunciando ou patrocinando o time ou campeonato, nutrindo um sentimento de confiança por parte da pessoa e possivelmente gerando uma necessidade de consumir o que está sendo mostrado, e é aí que a organização sabe que acertou e começa a ter um retorno sobre o investimento feito, que não costuma ser barato mesmo para essas grandes indústrias principalmente por causa da grande concorrência. Outro fato é que microempreendedores também podem lucrar com os esportes, afinal muitos torcedores compram diversos itens de seu time ou coisas relacionadas fora do estádio, como camisetas, brindes, toalhas e tudo mais, fomentando toda uma economia de uma cidade onde acontecerá um jogo importante, pessoas que ficam em casa compram bebidas e alimentos para assistir ao evento, pessoas são contratadas para a manutenção do estádio, do campo, da área em volta e muito mais, mostrando que não só jogadores e times são patrocinados com os esportes, mas também empregos e oportunidades são criados.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16151
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemadm_2022_2_giovannadesousa_esportescomoferramentasdomarketingmodernoalavancandovendas.pdf
  Restricted Access
358.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.