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Título: A gestão de pessoas e a dinâmica do poder
Autor(es): BUENO, Beatriz Oliveira
PEDROSO, Giovanna Moreira
SILVA, Léia Alves da
BONFIM, Maria Eduarda Lodovici de Oliveira
NUNES, Nidhian Cristhiny
NOGUEIRA, Nycoli Ferreira
Orientador(es): CRUZ, Alecir Pereira da
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Administração de recursos humanos;Liderança;Saúde mental
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: 042
Referência Bibliográfica: BUENO, Beatriz Oliveira, et al. A gestão de pessoas e a dinâmica do poder. 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual Benedito Storani, Jundiaí, 2022.
Resumo: A pesquisa faz uma análise em torno da má gestão de pessoas, a qual pode prejudicar todo o funcionamento de uma empresa, principalmente quando a dinâmica do poder, um elemento social que movimenta as relações entre os homens, é usada de maneira incorreta ou sem limitação, de forma abusiva. Por isso, é muito importante reconhecer esses fatores para não afetar o meio de trabalho digno, que traz consequências para a saúde do colaborador, tais como: a existência do trabalhador workaholic, o qual, apesar de trazer grandes benefícios à empresa, visa trabalhar a todo custo, não respeitando sua carga horária, o que causa grande desgaste físico e mental; absenteísmo, que tende a ocorrer quando existe uma relação desagradável entre os trabalhadores e não sentem vontade de empenhar-se em suas atividades; além de doenças claramente cada vez mais comuns no ambiente coorporativo, como a depressão, ansiedade e o Burnout. Ademais, somos seres humanos e não máquinas, então o trabalho não pode ser uma tortura ou como uma prisão. Sendo assim, uma liderança que se baseia só em autoridade não funciona bem, um líder precisa criar um lugar que seja cooperativo, não visando apenas fins individuais, mas sim coletivos, visto que os elementos são todos interligados e precisam funcionar em conjunto; o líder que gera um ambiente de trabalho harmonioso e empático eleva os lucros da empresa, a qualidade da liderança de uma organização é primordial para o seu sucesso. Inegavelmente uma empresa deve sempre planejar sua comunicação, uma boa comunicação é um caminho para um bom relacionamento. Portanto, o objetivo central desse trabalho é dar maior visibilidade a esse assunto, para, desse modo, as empresas serem capazes de reconhecer se estão fazendo algo prejudicial, e a área de recursos humanos se destaca nesse aspecto, pois é responsável pela gestão dos colaboradores, garantindo novas políticas para um ambiente saudável, visando as condições e a satisfação dos funcionários, a fim de promover um clima alegre e respeitoso.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16146
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