Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16105
Título: | Problem based learning aplicado à ciência da computação |
Autor(es): | FRATTESI, Giovani Achete LUPINAR, Marina |
Orientador(es): | SACILOTTI, Adaní Cusin |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Programação para computadores;Educação;Tecnologia |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | FRATTESI, Giovani Achete; LUPINARI, Marina A. Problem based learning aplicado à ciência da computação. 2023. (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023 |
Resumo: | Este trabalho examina a implementação e os impactos da Aprendizagem
Baseada em Problemas (PBL) em um curso introdutório de programação de
computadores a partir de diferentes estudos. Inspirado no método de sete
etapas amplamente utilizado em faculdades de medicina, o estudo descreve
detalhadamente a aplicação do PBL, destacando exemplos e identificando
diversos casos do método. Os resultados revelam que a abordagem PBL não
apenas promoveu maior engajamento dos alunos, mas também resultou em
uma significativa redução na taxa de abandono, comparada aos cursos
tradicionais de programação. Além da melhoria nas métricas de retenção de
alunos, o PBL demonstrou ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento
de habilidades genéricas. Os estudantes não apenas adquiriram
conhecimentos específicos de programação, mas também aprimoraram suas
capacidades de trabalho em grupo, design colaborativo, estudo independente
e externalização do conhecimento. A análise evidencia que o PBL vai além do
escopo técnico, contribuindo para a formação de profissionais mais completos
e adaptáveis This study examines the implementation and impacts of Problem-Based Learning (PBL) in an introductory computer programming course, drawing insights from various studies. Inspired by the widely used seven-step method in medical schools, the research provides a detailed account of PBL application, featuring examples and identifying various instances of the method. The results reveal that the PBL approach not only fostered increased student engagement but also led to a significant reduction in dropout rates compared to traditional programming courses. In addition to the improved student retention metrics, PBL proved to be an effective strategy for the development of generic skills. Students not only gained specific programming knowledge but also enhanced their abilities in teamwork, collaborative design, independent study, and knowledge externalization. The analysis highlights that PBL extends beyond technical scope, contributing to the development of more comprehensive and adaptable professionals |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16105 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemgestaodatecnologiadainformacao_2023_2_ giovani achete frattesi_ problem based learning aplicado à ciência da computação.pdf Restricted Access | 708.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.