Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16096
Título: | Atividades lúdicas na área de química |
Título(s) alternativo(s): | Playful activities in the chemistry area |
Autor(es): | SANTOS, Isadora Maria Pereira SANTOS, João Marcus SOUZA, Lívia Victória Augusto de COSTA, Maria Alice de Oliveira SILVA, Thais Depintor |
Orientador(es): | CUNALI, Carolina de Freitas PATERLINI, Thais Tognoli |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Química |
Data do documento: | Nov-2023 |
Editor: | 060 |
Referência Bibliográfica: | SANTOS, Isadora Maria Pereira, SANTOS, João Marcus; SOUZA, Lívia Victória Augusto de; COSTA, Maria Alice de Oliveira; SILVA, Thais Depintor. Atividades lúdicas na área de química, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio) - Etec Francisco Garcia, Mococa, 2023. |
Resumo: | A atual situação da educação no Brasil é frequentemente questionada, mesmo diante da escassez de investimentos, recursos e infraestrutura. No entanto, observa-se um cenário de constante transformação, especialmente no que diz respeito às metodologias de ensino. Paralelamente, a química, enquanto ciência em constante evolução, desbrava novos elementos e soluções, integrando-se cada vez mais ao campo da tecnologia. A convergência entre educação e química tem proporcionado o desenvolvimento de uma abordagem abrangente no ensino, estabelecendo um modelo que combina teoria e prática de forma acessível e confortável, estimulando mudanças e evoluções. O trabalho de conclusão focou na dimensão lúdica, visando a produção de experimentos químicos especialmente direcionados a escolas da região com estrutura limitada. Esse enfoque impulsionou a criação de experimentos fundamentais e de fácil acesso, como o DNA da banana, para o ensino de bioquímica, e a Lâmpada de Lava, para o ensino de densidade. Essa abordagem possibilitou a exploração da química de maneira simples e inclusiva, buscando despertar a curiosidade dos alunos pela disciplina. The current situation of education in Brazil is frequently questioned, even in the face of a lack of investments, resources, and infrastructure. However, a scenario of constant transformation is observed, especially concerning teaching methodologies. Simultaneously, chemistry, as a science in constant evolution, explores new elements and solutions, increasingly integrating itself into the field of technology. The convergence of education and chemistry has led to the development of a comprehensive approach to teaching, establishing a model that combines theory and practice in an accessible and comfortable manner, encouraging changes and evolutions. The final project focused on the playful dimension, aiming to produce chemical experiments specifically designed for schools in the region with limited infrastructure. This approach fueled the creation of fundamental and easily accessible experiments, such as Banana DNA, for teaching biochemistry, and the Lava Lamp, for teaching density. This approach enabled the exploration of chemistry in a simple and inclusive way, seeking to arouse students' curiosity for the discipline. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16096 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnico_em_quimica_integrado_ao_ensino_medio_2023_2_isadora_maria_pereira_santos_atividades_ludicas_na_area.pdf.pdf | 598.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.