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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16078
Título: | Learn secure: educação em segurança digital |
Autor(es): | SOUZA, João Vitor Felix GOMES, Júlio Emanuel Alves GONÇALVES, Luis Gustavo Gomes GODOY, Luiz Antonio de SOUZA, Vitor Hugo Gomes de |
Orientador(es): | BARRETO, Ediney Ciasi |
Outro(s) contribuidor(es): | BARRETO, Ediney Ciasi MARQUES, Wagner França |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Crime por computador;Proteção de dados;Desenvolvimento de software |
Data do documento: | Jul-2023 |
Editor: | 211 |
Referência Bibliográfica: | SOUZA, João Vitor Felix; GOMES, Júlio Emanuel Alves; GONÇALVES, Luís Gustavo Gomes; GODOY, Luiz Antonio de; SOUZA, Victor Hugo Gomes de. Learn secure: educação em segurança digital. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) Etec Zona Leste, São Paulo, 2023. |
Resumo: | Para Ceia (2019), o volume de informações geradas aumenta exponencialmente,
sendo que uma parcela significativa destas podem não ser originárias de fontes
confiáveis. A partir desta premissa, “crimes cibernéticos têm tomado proporções
alarmantes com o avanço tecnológico e a quantidade de usuários conectados às redes
de computadores”, tornando necessária e premente a educação relativa à segurança
de dados, denotando alguns aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Visando superar tal obstáculo, é proposto com este trabalho a integração entre o
conhecimento de técnicas de segurança da informação, leis de âmbito digital e
métodos eficazes de ensino no mundo virtual para as pessoas reforçarem seus
conhecimentos em relação à proteção de seus dados pessoais e informações, bem
como identificar atividades suspeitas e informações falsas que vêm de encontro a elas
diariamente.
Para atingir este objetivo, o trabalho propõe um modelo de ensino aplicado por meio
de materiais de leitura, atividades práticas para reforço do conteúdo lido e técnicas de
recompensa que possuem a capacidade de tornar o usuário motivado e independente,
fazendo com que ele avance em seus estudos de maneira independente.
A demonstração de viabilidade é realizada por um protótipo de aplicação móvel que
integra a arquitetura proposta. O protótipo consegue organizar e implementar
materiais e técnicas de estudo e permite uma visão da evolução do conhecimento
conforme os objetivos são atingidos.
A aplicação do protótipo em um cenário possibilitará avaliar se o modelo educacional
da arquitetura proposta consegue obter resultados consistentes e satisfatórios, tanto
para o entendimento do domínio de conhecimento com relação à segurança digital,
quanto para a análise de desempenho da aplicação. For Ceia (2019), the volume of information generated increases exponentially, and a significant portion of this information may not originate from reliable sources. Based on this premise, “cybercrime has taken alarming proportions with technological advancement and the amount of users connected to computer networks”, making necessary and urgent education regarding data security denoting some aspects of the General Data Protection Regulation (GDPR) law. Aiming to overcome such an obstacle, it is proposed with this work the integration between the knowledge of information security techniques, laws of digital scope and effective teaching methods in the virtual world so that people reinforce their knowledge regarding the protection of their personal data and information, as well as identify suspicious activities and false information that come across them daily. To achieve this goal, the work suggests a teaching model applied through reading materials, practical activities to reinforce the content read and reward techniques that have the ability to make the user motivated and independent so that they are able to move forward in their studies independently. The feasibility demonstration is done through a mobile application prototype that integrates the proposed architecture. The prototype has the ability to organize and implement study materials and techniques, and allows a view of the evolution of knowledge as goals are met. The application of the prototype in a scenario will make it possible to evaluate whether the educational model of the proposed architecture is capable of obtaining consistent and satisfactory results, both for the understanding of the knowledge domain regarding digital security and for the performance analysis of the application. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16078 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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