Please use this identifier to cite or link to this item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16075
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Amanda Rodrigues da | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Andressa Prado | - |
dc.contributor.author | REIS, Laura Canova Ambar | - |
dc.contributor.author | BISPO, Thiago Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-16T17:34:33Z | - |
dc.date.available | 2024-02-16T17:34:33Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-01 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Andressa Prado; REIS, Laura Canova Ambar; BISPO, Thiago Nascimento. Aplicação metodológica para pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ΑΤAE'IA. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16075 | - |
dc.description.abstract | O TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade), é uma síndrome, e seu principal sintoma é a falta de atenção, causando baixo nível de produtividade nas escolas, algumas causas desse distúrbio podem ser fatores biológicos, ambientais, sociais e genéticos, os sintomas mais comuns são a desatenção e a hiperatividade/impulsividade. Pesquisas apontam que aproximadamente 5% dos adultos têm TDAH. Isso representa mais de 10 milhões de pessoas no Brasil. Ressaltasse que o diagnóstico não é feito por nenhum exame específico, apenas pela observação direta de um profissional qualificado. O tratamento é feito a partir de medicamentos e terapia, lembrando que o TDAH não tem cura. Esse estudo tem como objetivo minimizar os impactos gerados por esse transtorno cognitivo não visível no ambiente escolar, por meio da pesquisa de campo, referências teóricas e observação direta de pessoas que sofrem com esse distúrbio, espera-se obter resultados que auxiliem na formação de uma proposta que venha intervir e minimizar a problemática do reflexo do TDAH no âmbito escolar. Por tanto conclui-se que metodologias para pessoas portadoras de TDAH é importante para minimizar essa problemática, e para auxiliar nesse contexto se utilizou da criação de um protótipo, cujo o nome é “ΑΤΑΞΊΑ”, esse conta com leitura biônica sendo a principal ferramenta de apoio dentro do protótipo, tornando a metodologia funcional e efetiva. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Curso Técnico em Administração | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 115 | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade | pt_BR |
dc.subject | Ambiente escolar | pt_BR |
dc.subject | Saúde | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Gestão e Negócios | pt_BR |
dc.title | Aplicação metodológica para pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH): ΑΤAE'IA | pt_BR |
dc.title.alternative | methodological application for people with attention deficit hyperactivity disorder (ADHD): ΑΤAE'IA | pt_BR |
dc.type | Monografia | pt_BR |
Appears in Collections: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
tecnicoemadministracao_2023_andressasantos_apliacacaometodologicaparapessoascom.pdf Restricted Access | 1.57 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.