Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16058
Title: Site para precificação de cosméticos
Authors: CARDOSO, Eliseu Santos
SOUZA, Gabriely Nascimento de
NICÁCIO, Thayná da Conceição
SANTOS, Vitória Elisária Domingues dos
Advisor: AGUIAR, Vera Encarnação Jordan de
Other contributor: PEREIRA, Samaris Ramiro
Seraphim, Jovelino Sérgio
type of document: Monografia
Keywords: Web sites;Cosméticos;Controle de custos
Issue Date: 9-Dec-2022
Publisher: 126
Citation: CARDOSO, Eliseu Santos; SOUZA,Gabriely Nascimento de; NICÁCIO, Thayná da Conceição; SANTOS, Vitória Elisária Domingues dos. Site para precificação de cosméticos. 2022. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia " Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2022.
Abstract: O ramo de vendas relacionado a cosméticos tem crescido exponencialmente no país, e um dos principais motivos é a alta demanda na busca por produtos naturais e artesanais, ou ambos, o que intensifica procedimentos especializados: cuidado com a saúde, bem-estar, aumento da autoestima e higiene pessoal. Este trabalho propõe auxiliar e solucionar dúvidas de comerciantes, vendedores de cosméticos, lojistas, Microempreendedores Individuais (MEI) e varejistas, por meio de um site para precificação de cosméticos que lhes permita definir o preço correto para seus produtos de forma eficiente e segura, dessa forma, preservando um diferencial competitivo quanto aos concorrentes. Assim, o objetivo da pesquisa é apresentar uma solução atual, intuitiva e acessível a todo tipo de usuário por meio de uma plataforma web com linguagem descomplicada para os empreendedores do ramo de cosméticos calcularem, de forma assertiva, o preço de seus produtos. Para isso, foram realizadas pesquisas aplicadas, compostas por pesquisas bibliográficas, para a discussão das contribuições de autores da área e pesquisa experimental, com vistas ao desenvolvimento do produto tecnológico. A plataforma utilizada foi Django, bem como a linguagem de programação Python, escolhidas por serem ferramentas com diversas possibilidades para otimização de estruturação e layouts. A estrutura deste trabalho inclui uma revisão teórica sobre os seguintes conceitos: uma breve história e a importância econômica dos cosméticos, o mercado de cosméticos hoje, indicadores para precificação, a especificidade do MEI, formas usuais de precificação, contribuição das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e as ferramentas para desenvolvimento de sistemas. Em conclusão, são apresentadas as considerações finais da pesquisa e os resultados das discussões decorrentes de todo o processo.
The sales industry related to cosmetics has been exponentially structured in the country, and one of the main reasons is the increasing demand for either natural, handmade products or both, which intensifies specialized procedures: health care, well-being, increased self-esteem, and personal hygiene. This study proposes to support and solve doubts of merchants, cosmetics sellers, retailers, Individual Micro Entrepreneur (IME) and retailers, by means of a website for the pricing of cosmetics, which allows the formation of correct prices for their products on an efficient and reliable basis, thus preserving a competitive differential in relation to competitors. The objective of the research is to present a current, intuitive, and accessible solution to all types of users through a user-friendly, easy-language web platform for entrepreneurs in the cosmetics industry to calculate assertively the price of their products. Therefore, applied research was carried out, composed of bibliographic research, in order to discuss the contributions of authors in the area, as well as experimental research, with a view to the development of the technological product. The platform used was Django, together with the Python programming language, chosen for representing tools with several possibilities of structuring and layouts optimization. The structure of this study includes a theoretical review on the following concepts: a brief history and the economic importance of cosmetics, the cosmetics market today, indicators for pricing, the specificity of the IME, the common forms of pricing, contribution of Information and Communication Technologies (ICTs), and the tools for systems development. In conclusion, final considerations of the research and the outcomes of the discussions resulting from the process are presented.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16058
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
monografia.final.2.2022.Cosméticos.pdfdesenvolvimento de web site1.29 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.