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https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16049
Título: | Sistema para precificação de produtos e serviços |
Autor(es): | LOPES, Igor Martins FONSECA, Leila Aparecida Elias ROCHA, Leonardo Moreira da BORTOTO, Ronaldo Luiz |
Orientador(es): | SANTI, Ilka Maria de Oliveira |
Outro(s) contribuidor(es): | OLIVEIRA, Edmildon de Eirós PEREIRA, Samaris Ramiro |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Softwares;Empreendedorismo;Preços;Desenvolvimento de software (custos);Desenvolvimento de produtos (serviços) |
Data do documento: | 11-Dez-2022 |
Editor: | 126 |
Referência Bibliográfica: | LOPES, Igor Martins; FONSECA, Leila Aparecida Elias, ROCHA, leonardo Moreira da, BORTOTO, Ronaldo Luiz. Sistema para precificação de produtos e serviços. 2022. Trabalho de conclusão de curso ( Curso Superior de Tecnologia em Informática para Negócios) - Faculdade de Tecnologia "Adib Moisés Dib". São Bernardo do Campo, 2022.. |
Resumo: | Os dois últimos anos (2020/2021) foram transformadores para a população mundial
devido à pandemia da Covid-19. Houve, no mundo todo, mudanças significativas de
comportamento em todos os âmbitos, principalmente nas relações de trabalho. No
Brasil, muitas pessoas começaram a produzir em casa e o empreendedorismo foi
fundamental para sobrevivência em meio à crise. Quando se produz em casa, em
geral o empreendedor acaba utilizando itens de consumo próprio, não sabe como
calcular o custo real do que foi produzido e qual o valor de venda ideal para obter
margem de lucro. No entanto, para manter os negócios de forma sustentável, é preciso
planejamento e gestão adequada dos recursos obtidos, pois o despreparo pode
resultar em falência. Pesquisas em órgãos competentes como o Sebrae mostram que
o tempo de vida médio de uma empresa brasileira será de dois anos se o
empreendedor não tiver conhecimento de fluxo de caixa, capital de giro, custo de
produção, entre outros. Muitas empresas com alta capacidade de desenvolvimento e
geração de lucros encerram suas atividades por falta de conhecimento em gestão
financeira. Este trabalho propõe a utilização de um sistema para auxiliar a
administração dos custos inerentes à produção experimental de bolos, visando a
melhor obtenção do lucro e a manutenção dos negócios a longo prazo. O sistema irá
realizar cálculos e permitir a aplicação de percentuais adequados, a fim de promover
desenvolvimento e controle financeiro do negócio. O foco principal é a precificação de
produtos, de forma explicativa, concebida a partir do método hipotético-dedutivo.
Trata-se de uma pesquisa aplicada, com vistas ao desenvolvimento de um produto
tecnológico para auxiliar a gestão de micro e pequenas empresas. The last two years (2020/2021) have been a turning point for the world population due to the Covid-19 pandemic. All over the world, there were dramatic behavioral changes in all sectors, especially in work relations. In Brazil, many people started to produce at home and entrepreneurship have became fundamental for surviving in the midst of the crisis. When one produces something at home, in general the entrepreneur ends up using items from their own consumption, does not know how to calculate the real cost of what was produced and what the ideal sale price has to be in order to have a profit margin. However, in order to maintain business sustainability, it is necessary planning and proper management of resources, because the lack of this can lead to bankruptcy. Researches conducted in relevant institutions such as Sebrae have demonstrated that the average lifespan of a Brazilian company will be two years if the entrepreneur is not aware of cash flow, working capital, production cost, among other concepts. Many companies with high potential of development and profit generation end their activities due to lack of knowledge of financial management. This work proposes a system to assist the cost management related to production, aiming at generating profit and keeping the business running in the long-term. The system focused on pricing homemade food (more specifically cakes) will perform calculations and apply the appropriate percentages, in order to promote business development and financial control. Our focus is the pricing process, in an explanatory way, conceived from a hypotheticaldeductive method. This is an applied research, with a view to the development of a technological product to aid the management of micro and small companies. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/16049 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
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