Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15964
Título: O uso de fitoterápicos no tratamento de ansiedade
Autor(es): CUNHA, Alberto Samuel da
PISSINATTI, Ana Laura Brandão
CASTRO, Rosilda da Silva
RISSI, Rosimeire Fernanda
Orientador(es): SILVA, Marcos dos Santos
Outro(s) contribuidor(es): FERREIRA, Giovana Irene Granzotti
PAULA, Renato Vicente de
PRADO, Adélcio Carlos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Fitoterapia;Ansiedade;Medicamento
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: 202
Referência Bibliográfica: CUNHA, Alberto Samuel; PISSINATTI, Ana Laura Brandão; CASTRO, Rosilda da Silva; RISSI, Rosimeire Fernanda. O uso de fitoterápicos no tratamento da ansiedade, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Técnico em Farmácia)- Etec Professor Jadyr Salles, Porto Ferreira, 2023.
Resumo: Diversos fatores podem gerar ansiedade. Sabemos que a ansiedade é um sintoma natural do organismo, porém a ansiedade natural pode ser mais bem administrada e normalmente tende a se dissipar conforme o motivo que gera essa reação é resolvido. Ou seja, é natural sentir-se ansioso em provas, entrevistas de emprego ou outros eventos que se considera importante para a vida, contudo, depois da conclusão da ação, os sintomas se dispersam sozinhos. O foco deste trabalho será aquela ansiedade não natural. À primeira vista, acha-se que a introdução de medicações alopático no controle dessa patologia possa trazer efeitos positivos. A médio prazo, pode sim trazer efeitos positivos, mas a longo prazo elas podem gerar vários efeitos adversos. Esses efeitos vão de insônia, irritabilidade a alguns casos acompanhados de agressividade e estresse, pois quando utilizamos essa classe de medicamentos modificamos as funções naturais do sistema nervoso e, as utilizando constantemente, nosso sistema cria uma certa barreira, impedindo que seu efeito principal seja concluído. Vale ressaltar como o composto fitoterápico faz bem para o organismo humano, mas somente se for utilizado de maneira correta, prescrita por um profissional. Nessa terapia, a melhora significativa da patologia pode demorar, contudo os resultados são menos agressivos. Palavras-Chave: Fitoterápicos; Ansiedade; Medicamentos Sintéticos.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15964
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnico_em_farmacia_2023_1_alberto_samuel_da_cunha_o_uso_de_fitoterapicos_no_tratamento_da_ansiedade.pdf837.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.