Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15947
Title: Sustentabilidade em eventos: decoração
Authors: SANTOS, Cristiane Oliveira dos
BELISIA, Elaine Aparecida Ruiz
SIMÕES, Monica de Souza
CASTRO, Natasha Beatriz do Vale
OLIVEIRA, Nathalia Nascimento de
SANTOS, Nathalia Rodrigues dos
LAURENTINO, Priscila
Advisor: COSTA, Maria Aparecida Machado da
type of document: Monografia
Keywords: Eventos;Sustentabilidade
Issue Date: Jun-2018
Publisher: 172
Citation: SANTOS, C. O. dos et al. Sustentabilidade em eventos: decoração, 2018. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Eventos) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2018.
Abstract: Este trabalho apresenta maneiras de se fazer um evento sustentável, voltado para decorações, evitando resíduos e apresentando o descarte correto do lixo produzido pelo mesmo. Com a poluição, desmatamento e outros problemas que o planeta apresenta, visamos encontrar uma maneira de evitar impactos no meio ambiente, na economia e na sociedade. As pesquisas de campo, livros que tratam do assunto, TCCs prontos e sites especializados no tema, foram de grande ajuda, e serviram como base para a montagem desse trabalho, pois através destes trabalhos vimos diversas maneiras de se produzir um evento sustentável. Focando em decoração, encontramos algumas ideias para reaproveitar materiais já utilizados, como por exemplo: garrafa de vidro e PET, caixotes, caixa de leite vazia, entre outros, evitando dessa forma a produção de mais lixo. Outra ideia interessante são as lembrancinhas de aniversários, serem utilizadas depois, ou seja, ser algo útil e com uma considerável durabilidade. Entretanto essa realidade pode ser difícil, mas não impossível, de ser alcançada, pois esse tipo de evento tem custo elevado, em virtude de demanda baixa. Por não conhecerem esse tipo de segmento, as pessoas acabam optando por eventos que produzem mais lixo, e ainda ter possibilidade de ter mão de obra escrava, indo contra os três pilares da sustentabilidade, que inclui qualidade de vida para as pessoas. É preciso mudar as atitudes do presente para conservar o futuro da próxima geração.
Este trabajo presenta maneras de hacer un evento sostenible, orientado a decoraciones, evitando residuos y presentando descarte correcto de la basura producida por el mismo. Con la contaminación, la deforestación y otros problemas que el planeta presenta, buscamos encontrar una manera de evitar impactos en el medio ambiente, la economía y la sociedad. A través de investigaciones de campo, libros que tratan del asunto, TCC listos y sitios especializados en el tema utilizados como base para montaje de ese trabajo, fueron de gran ayuda, pues a través de ellos vimos diversas maneras de producir un evento sostenible. En cuanto a la decoración, encontramos algunas ideas para reaprovechar materiales ya utilizados, como por ejemplo: botella de vidrio y PET, cajones, caja de leche vacía, entre otros, evitando de esa forma la producción de más basura, otra idea interesante es los recuerdos de cumpleaños por ejemplo, pueden ser utilizados después, es decir, algo útil y con una considerable durabilidad. Sin embargo, esta realidad puede ser difícil, pero no imposible, de ser alcanzada, ese tipo de evento tiene un costo elevado, pues la demanda es baja. Por no conocer ese tipo de segmento acaban optando por eventos que producen más basura y hay posibilidad de tener mano de obra esclava, yendo contra los tres pilares de la sostenibilidad, que incluye calidad de vida para las personas. Es necesario cambiar las actitudes del presente para conservar el futuro de la próxima generación.radução para outro idioma considerado como língua científica na especialidade em questão.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15947
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
eventos_2018_1_cristianeoliveira_sustentabilidadeemeventosdecoraçao.pdf
  Restricted Access
2.28 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.