Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15892
Título: | Modais de transporte de carga: uma análise do transporte rodoviário |
Autor(es): | BIZERRIL, Eduardo da Silva CARVALHO, Elias Henrique Gomes de TONIETTO, Gabriel Freire SANTOS, Georlandia Ana dos ALVES, Gustavo de Souza BIZERRIL, Iago da Silva |
Orientador(es): | SILVA, Joyce Mendes da |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Logistica empresarial;Transporte de carga |
Data do documento: | Jun-2017 |
Editor: | 172 |
Referência Bibliográfica: | BIZERRIL, E. da S. et al. Modais de transporte de carga: uma análise do transporte rodoviário, 2017. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Logística) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2017. |
Resumo: | Atualmente existem cinco tipos de modais de transporte que são: ferroviário, aquaviário,
aéreo, dutoviário e rodoviário. O transporte ferroviário e feito por meio de trilhos. Um ponto
positivo é que ele tem uma grande capacidade de carga, porém seu meio de locomoção é
limitado no Brasil devido a não possuir trilho em algumas regiões do país. No modal
aquaviário sua locomoção é feita via mares ou rios, lagos onde a movimentação da carga ou
passageiros é feita pelos navios, barcos ou balsas. O modal aéreo é o que possui maior
agilidade, é mais utilizado para produtos de alto valor, encomenda urgente, porém seu custo
de transporte pode ser muito alto comparado com os demais modais. O modal dutoviário não
é muito utilizado representando apenas 4% dos transportes no Brasil. Cada duto transporta
certo tipo de produto como o Oleoduto, que transporta derivados do petróleo, por exemplo,
combustível, gasolina, álcool. E por ultimo, mas não menos importante o modal rodoviário
que é um dos mais utilizados no Brasil, onde os problemas de infraestrutura são grandes visto
que as rodovias do país estão em péssimo estado, além de rodovias não pavimentadas como
exemplo a rodovia Cuiabá - Santarém BR-163, que é muito importante para a exportação de
grãos, onde cerca de 150 mil caminhões passam por ela. Currently there are five types of transportation modes that are: rail, waterway, air, pipeline and road. Rail transport is done by means of rails. One positive point is that it has a great capacity of load, however its means of locomotion is limited in Brazil due to the lack of rail in some regions of the country. In the aquatic modal its locomotion is made via seas or rivers, lakes where the movement of the cargo or passengers is made by the ships, boats or rafts. The aerial mode is the one that has the greatest agility, it is more used for high value products, urgent ordering, but its transport cost can be very high compared to other modes. The modal pipeline is not widely used, representing only 4% of transportation in Brazil. Each pipeline carries a certain type of product such as the Pipeline, which carries petroleum products, for example, fuel, gasoline, alcohol. And last but not least, the roadway that is one of the most used in Brazil, where the infrastructure problems are great since the country's highways are in poor condition, as well as unpaved highways such as the Cuiabá - Santarém highway BR-163, which is very important for the export of grain, where about 150 thousand trucks pass through it. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15892 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
logistica_2017_1_eduardosilva_modaisdetransportedecarga.pdf Restricted Access | 820.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.