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Title: Alimentação infantil influenciada pela mídia: observando os fatores psicológicos e o desenvolvimento de patologias
Authors: COSTA, Andrey Duarte Firmino da
OLIVEIRA, Leticia Passos
BAZILIO, Raissa Soares
OLIVEIRA, Samara Venâncio
ALCANTARA, Thaina Alves de
SILVA, Thayná Goes da
Advisor: SOUZA, Luciana Pereira de
Other contributor: SOUZA, Luciana Pereira de
TRIGUEIRO, Clarissa
FERRARESI, Helga
type of document: Monografia
Keywords: Alimentação infantil;Patologia;Marketing;Psicologia;Nutrição;Marketing de mídias sociais;Nutrição infantil
Issue Date: 5-Dec-2023
Publisher: 227
Citation: COSTA, Andrey D. F. da et al. Alimentação infantil influenciada pela mídia: observando os fatores psicológicos e o desenvolvimento de patologias, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023
Abstract: Introdução: Segundo alguns estudos, evidencia-se que propagandas através de aparelhos digitais ou tv aberta ainda são muito consumidas e as consequências do uso exagerado de dispositivos eletrônicos têm se intensificado cada vez mais. Quando voltadas para crianças menores de 9 anos a mídia cria estratégias de marketing meramente ilustrativas já que o público infantil é considerado vulnerável, os incentivam ao consumo inadequado e sem moderação de alimentos ultra processados. As crianças que passam muito tempo nestes dispositivos leem menos, brincam menos e sofrem mais frequentemente de obesidade, além da diminuição da interação social, podendo causar transtornos psicológicos. Objetivo: Conscientizar os responsáveis sobre a influência da mídia na alimentação infantil a fim de construir hábitos alimentares saudáveis para a prevenção de patologias relacionadas. Metodologia: Estudo transversal exploratório utilizando uma amostra de conveniência, além da Revisão bibliográfica feita a partir de livros e artigos científicos, obtidos nas plataformas de busca acadêmica como por exemplo o Google Acadêmico. Resultados: As crianças analisadas tem entre 3 e 4 anos, grande parte dos alimentos ofertados para as crianças são industrializados, a maioria delas consomem industrializados de 3 a 4 vezes na semana, a maior parte das crianças realizam refeições em frente a dispositivos eletrônicos, as crianças passam de 1 a 3 horas em dispositivos eletrônicos, pedem alimentos contidos em comerciais, grande parte das crianças pedem alimentos com embalagem ilustrativa, a maioria das crianças demonstram maior interesse por alimentos ilustrativos. Considerações finais: Através das informações apresentadas pela pesquisa, observa-se que a maioria das crianças consomem alimentos industrializados, fica claro a importância de serem desenvolvidos novos estudos para melhorar a problemática, que tem como objetivo aperfeiçoar a relação alimentar da base da pirâmide etária por meio da conscientização dos pais e por consequência, uma alimentação mais saudável e a redução do tempo de tela das crianças.
Introduction: According to some studies, it is clear that advertisements through digital devices or free-to-air TV are still widely consumed and the consequences of the excessive use of electronic devices have intensified more and more. When aimed at children under the age of 9, the media create marketing strategies that are merely illustrative, since children are considered vulnerable, and encourage them to consume ultra-processed foods without moderation. Children who spend a lot of time on these devices read less, play less and suffer from obesity more often, in addition to reduced social interaction, which can cause psychological disorders. Objective: To raise awareness among guardians about the influence of the media on children's diets in order to build healthy eating habits for the prevention of related pathologies. Methodology: Exploratory cross-sectional study using a convenience sample, in addition to a bibliographic review based on books and scientific articles, obtained from academic search platforms such as Google Scholar. Results: The children analyzed are between 3 and 4 years old, most of the food offered to children is industrialized, most of them consume industrialized food 3 to 4 times a week, most children eat meals in front of electronic devices, children spend 1 to 3 hours on electronic devices, ask for food contained in commercials, most children ask for food with illustrative packaging, most children show greater interest in illustrative foods. Final considerations: Through the information presented by the research, it is clear that the majority of children consume industrialized foods, it is clear the importance of developing new studies to improve the problem, which aims to improve the food relationship of the base of the age pyramid through the awareness of parents and, consequently, a healthier diet and the reduction of children's screen time.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15871
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