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Title: A mobilidade urbana no município de Araras/SP: o impacto do COVID-19 no transporte coletivo municipal - SMTCA
Other Titles: Urban mobility in the city of Araras/SP: the impact of COVID-19 on municipal public transport - SMTCA
Authors: TEIXEIRA, Marcela Gambarotto
Advisor: SCAFI, Alencar José de Oliveira
Other contributor: SILVA, Dhebora Souza Umbelino
type of document: Artigo científico
Keywords: Mobilidade urbana;Transporte coletivo;Covid-19
Issue Date: 2022
Publisher: 290
Citation: ZANI, Andréa. A mobilidade urbana no município de Araras/SP: O impacto da COVUD_19 no transporte coletivo municipal - SMTCA, 2022. Trabalho de conclusão de curso (Curso superior de tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Araras "Prefeito Antonio Brambilla", Araras, 2022.
Abstract: A movimentação de pessoas de casa para o trabalho, estudo, compras e lazer é tão necessária quanto o ar para os seres vivos. Vida é movimento. Para aqueles que conseguem fazer isso com recursos próprios como automóveis, motocicletas, bicicletas, ou mesmo a pé, essa função vital é facilitada. Para todos os demais, o transporte público é de fundamental importância. O transporte público de pessoas é o tema deste trabalho, sob o título “mobilidade urbana”, uma vez que será abordada a locomoção de pessoas na cidade. Zonas rurais não serão tratadas. Mais especificamente o trabalho aborda essa temática na cidade de Araras, estado de São Paulo, Brasil. Araras fica a 168 km da cidade de São Paulo, com uma área urbana de 551 km2 (aproximadamente 25km x 25km), e tem 136 mil habitantes de acordo com o último censo do IBGE em 2021, sendo a região Leste a que mais demanda este serviço, que é prestado pela SMTCA (Serviço Municipal de Transporte Coletivo de Araras), autarquia pública, portanto uma entidade sem fins lucrativos e com a missão de atender a população ararense de uma forma mais eficiente. O objetivo do trabalho é esmiuçar a situação do transporte coletivo em Araras, e como tornar a vida dos usuários do transporte público mais simples e acessível, concomitantemente com a análise da realidade atual e impacto da pandemia nesse transporte, bem como gerar uma base de dados para pesquisa de possibilidade e de melhorias futuras. Foram analisadas as linhas de ônibus, horários, frota e recursos humanos disponíveis, bem como a estrutura do terminal urbano central e pontos de parada distribuídos por toda a cidade. Importante destacar que toda a frota está adequada ao transporte de passageiros com necessidades especiais, como cadeirantes e outras limitações físicas. A metodologia aplicada se baseou nos roteiros instruídos pelo corpo docente da FATEC, bem como tabulação de dados, pesquisa extensiva do tema de mobilidade urbana e relato dos resultados de forma apropriada. Resultando em um levantamento da situação do transporte coletivo no município, devidamente documentado, de forma a propiciar a continuidade deste importante debate. A SMTCA contribuiu gentilmente com dados para esta pesquisa e este trabalho poderá também dar sua contribuição no sentido de apontar melhorias, de forma a que este serviço, já considerado bom pela população, possa ser ainda mais útil à sociedade.
The movement of people from home to work, study, shopping and leisure is as necessary as air for living beings. Life is movement. For those who can do this with their own resources such as automobiles, motorcycles, bicycles, or even on foot, this vital function is facilitated. For everyone else, public transport is of fundamental importance. The public transport of people is the theme of this work, under the title “urban mobility”, since the locomotion of people in the city will be approached. Rural areas will not be treated. More specifically, the work approaches this theme in the city of Araras, state of São Paulo, Brazil. Araras is 168 km from the city of São Paulo, with an urban area of 551 km2 (approximately 25km x 25km), and has 136 thousand inhabitants according to the last IBGE census in 2021, with the East region being the one that most demands this service, which is provided by SMTCA (Municipal Public Transport Service of Araras), a public authority, therefore a non-profit entity with the mission of serving the population of Araras in a more efficient way. The objective of the work is to analyze the situation of public transport in Araras and how to make the lives of public transport users simpler and more accessible, concomitantly with the analysis of the current reality and the impact of the pandemic on this transport, as well as to generate a database to research possibilities and future improvements. Bus lines, schedules, fleet and available human resources were analyzed, as well as the structure of the central urban terminal and bus stops distributed throughout the city. It is important to highlight that the entire fleet is suitable for transporting passengers with special needs, such as wheelchair users and other physical limitations. The applied methodology was based on the scripts instructed by the faculty of FATEC, as well as data tabulation, extensive research on the subject of urban mobility and appropriate reporting of results. Resulting in a survey of the situation of public transport in the municipality, duly documented, in order to provide the continuity of this important debate. SMTCA kindly contributed with data for this research and this work will also be able to make its contribution in the sense of pointing out improvements, so that this service, already considered good by the population, can be even more useful to society.
Description: Artigo apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Tecnólogo em Gestão Empresarial, à Faculdade de Tecnologia de Araras - Antônio Brambilla
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15837
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