Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15835
Título: | Acessibilidade: a importância da inclusão de alunos e colaboradores nas escolas |
Autor(es): | LUIZ, Cristiano SOUZA, Eliudi DALMAZIO, Jefferson ALVES, Naldi MILITÃO, Rodrigo FLÁVIO, Tacisio |
Orientador(es): | SOUZA, Luciana Pereira de |
Outro(s) contribuidor(es): | SOUZA, Luciana Pereira de FERRARI, Eric OLIVEIRA, Naasson Marques de LUCCI NETO, Rynaldo |
Tipo documental: | Artigo científico |
Palavras-chave: | Educação;Inclusão social;Pessoas com deficiência |
Data do documento: | 7-Dez-2023 |
Editor: | 227 |
Referência Bibliográfica: | LUIZ, Cristiano et al. Acessibilidade: a importância da inclusão de alunos e colaboradores nas escolas, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023 |
Resumo: | O objetivo do trabalho é apresentar as condições de acesso e acessibilidade
oferecidas para a implementação da educação comum inclusiva nas escolas
brasileiras, e avaliar o perfil dos alunos e colaboradores com deficiência que
frequentam essas escolas, procurando reconhecer a contribuição da família para a
inclusão e permanência, elencando os principais fatores relacionados às dificuldades
desse processo. A conclusão do estudo requer instrução metodológica por meio de
enquete e levantamento qualitativo. A relevância da enquete reside na possibilidade
de que, a partir dos resultados obtidos, a sociedade civil ganhe mais
responsabilidade no enfrentamento das questões que permeiam a implementação
de programas de Educação Participativa, pelo fato de tais resultados, se aplicados
como apoio, para a adoção de possíveis reestruturações no âmbito acessível das
escolas proporcionará ao seu público-alvo e à comunidade em geral a efetiva
inclusão das pessoas com deficiência. A importância social deste tema é sublinhada
pela crença de que a oferta de condições acessíveis é fundamental para o acesso
as escolas de qualidade para alunos com deficiência. Como resultado, vemos uma
falta de formação adequada de professores e de recursos instrucionais para abordar
as carências nas salas de aula regulares; como obstáculos à prática pedagógica; a
ausência dos pais no processo educativo comum e o preconceito que expressa a
entrada e permanência dos alunos com deficiência na escola. Conclui-se que as
dificuldades da educação inclusiva se baseiam principalmente na insuficiente
acessibilidade educacional, social e cultural. The objective of this work is to present the conditions of access and accessibilityoffered for the implementation of inclusive common education in Brazilian schools, and to evaluate the profile of students and employees with disabilities who attend these schools, seeking to recognize the contribution of the family to inclusion and permanence, listing the main factors related to the difficulties of this process. The conclusion of the study requires methodological instruction by means of a bibliographic survey and a qualitative survey. The relevance of the survey lies in the possibility that, based on the results obtained, civil society gains more responsibility in facing the issues that permeate the implementation of Participatory Education programs, because such results, if applied as support, for the adoption of possible restructuring in the accessible scope of schools will provide its target audience and the community in general with the effective inclusion of people with disabilities. The social importance of this topic is underlined by the belief that the provision of accessible conditions is fundamental to access to quality schools for students with disabilities. As a result, we see a lack of adequate teacher training and instructional resources to address shortages in regular classrooms; as obstacles to pedagogical practice; the absence of parents in the common educational process and the prejudice expressed by the entry and permanence of students with disabilities in school. It is concluded that the difficulties of inclusive education are mainly based on insufficient educational, social and cultural accessibility. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15835 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
segurancadotrabalho_2023_3_cristianoluiz_acessibilidade.pdf | 866.17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.