Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15835
Título: Acessibilidade: a importância da inclusão de alunos e colaboradores nas escolas
Autor(es): LUIZ, Cristiano
SOUZA, Eliudi
DALMAZIO, Jefferson
ALVES, Naldi
MILITÃO, Rodrigo
FLÁVIO, Tacisio
Orientador(es): SOUZA, Luciana Pereira de
Outro(s) contribuidor(es): SOUZA, Luciana Pereira de
FERRARI, Eric
OLIVEIRA, Naasson Marques de
LUCCI NETO, Rynaldo
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Educação;Inclusão social;Pessoas com deficiência
Data do documento: 7-Dez-2023
Editor: 227
Referência Bibliográfica: LUIZ, Cristiano et al. Acessibilidade: a importância da inclusão de alunos e colaboradores nas escolas, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: O objetivo do trabalho é apresentar as condições de acesso e acessibilidade oferecidas para a implementação da educação comum inclusiva nas escolas brasileiras, e avaliar o perfil dos alunos e colaboradores com deficiência que frequentam essas escolas, procurando reconhecer a contribuição da família para a inclusão e permanência, elencando os principais fatores relacionados às dificuldades desse processo. A conclusão do estudo requer instrução metodológica por meio de enquete e levantamento qualitativo. A relevância da enquete reside na possibilidade de que, a partir dos resultados obtidos, a sociedade civil ganhe mais responsabilidade no enfrentamento das questões que permeiam a implementação de programas de Educação Participativa, pelo fato de tais resultados, se aplicados como apoio, para a adoção de possíveis reestruturações no âmbito acessível das escolas proporcionará ao seu público-alvo e à comunidade em geral a efetiva inclusão das pessoas com deficiência. A importância social deste tema é sublinhada pela crença de que a oferta de condições acessíveis é fundamental para o acesso as escolas de qualidade para alunos com deficiência. Como resultado, vemos uma falta de formação adequada de professores e de recursos instrucionais para abordar as carências nas salas de aula regulares; como obstáculos à prática pedagógica; a ausência dos pais no processo educativo comum e o preconceito que expressa a entrada e permanência dos alunos com deficiência na escola. Conclui-se que as dificuldades da educação inclusiva se baseiam principalmente na insuficiente acessibilidade educacional, social e cultural.
The objective of this work is to present the conditions of access and accessibilityoffered for the implementation of inclusive common education in Brazilian schools, and to evaluate the profile of students and employees with disabilities who attend these schools, seeking to recognize the contribution of the family to inclusion and permanence, listing the main factors related to the difficulties of this process. The conclusion of the study requires methodological instruction by means of a bibliographic survey and a qualitative survey. The relevance of the survey lies in the possibility that, based on the results obtained, civil society gains more responsibility in facing the issues that permeate the implementation of Participatory Education programs, because such results, if applied as support, for the adoption of possible restructuring in the accessible scope of schools will provide its target audience and the community in general with the effective inclusion of people with disabilities. The social importance of this topic is underlined by the belief that the provision of accessible conditions is fundamental to access to quality schools for students with disabilities. As a result, we see a lack of adequate teacher training and instructional resources to address shortages in regular classrooms; as obstacles to pedagogical practice; the absence of parents in the common educational process and the prejudice expressed by the entry and permanence of students with disabilities in school. It is concluded that the difficulties of inclusive education are mainly based on insufficient educational, social and cultural accessibility.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15835
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
segurancadotrabalho_2023_3_cristianoluiz_acessibilidade.pdf866.17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.