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Title: Riscos ocupacionais na função do motorista de ônibus
Authors: MESSIAS, David Luciano
Advisor: SOUZA, Luciana Pereira de
Other contributor: SOUZA, Luciana Pereira de
FERRARI, Eric
OLIVEIRA, Naasson Marques de
LUCCI NETO, Rynaldo
type of document: Artigo científico
Keywords: Avaliação de resultados (cuidados de saúde);Motoristas;Prevenção de acidentes;Saúde ocupacional
Issue Date: 7-Dec-2023
Publisher: 227
Citation: MESSIAS, David L. - Riscos ocupacionais na função do motorista de ônibus, 2023 - Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Segurança do Trabalho) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023
Abstract: Introdução: Os motoristas de transporte coletivo fazem parte de uma categoria afetada por dois ambientes de trabalho, dentro desses ambientes existem diversos riscos e situações que podem acarretar problemas imediatos e\ou futuros na qualidade de vida desses profissionais e para empresa um desses ambiente é a parte interna do ônibus com situações como má iluminação, vibração de corpo inteiro, temperatura e muito tempo sentado na mesma posição e a outra é a parte externa, com malefícios como poeira, radiação solar e estresse devido ao trânsito respectivamente. Objetivo: Melhorar a qualidade de vida do motorista de ônibus no seu ambiente de trabalho e evitar acidentes como analisar as condições de trabalho de motorista de ônibus, apontar melhoria nas condições de trabalho e minimizar o impacto da profissão na ergonomia do motorista de ônibus de transporte coletivo. Metodologia: A presente pesquisa teve como metodologia revisão bibliográfica realizada por meio de artigo científicos legislação obtidas em plataformas de busca acadêmica como Google acadêmico por meio dos seguintes termos de busca: Para coleta de dados foi utilizado um questionário contendo 11 perguntas aplicados por meio de um questionário presencial na Garagem Viação Metrópole na região do Itaim Paulista, rua Tibúrcio de Souza, 2663 na cidade de São Paulo e foi realizado no dia 11 de maio de 2023. O número de voluntários atingidos foram 26 motoristas. Resultados: Já sofreram algum tipo de acidente no ambiente de trabalho, 1,79%, já sofreram algum tipo de acidente e 21% nenhum tipo acidente. Tipos de acidente que já sofreu no ambiente de trabalho, 2, 61% trânsito, 19% queda, 10% queimadura e 10% atropelamento. 3, 65% declaram ter sofrido acidente com afastamento e 35% não se afastaram. 4, 65% sentem conforto em dirigir seu ônibus de escala e 35% não sentem conforto. 100% declaram possuírem ajustes em seu banco. 6, 83% sentem dores no final do expediente e 17% não sentem dores. Dores apontadas, 46% sentem dores nas costas, 15% sentem dores nos braços e punhos, 15% nas pernas, 14% nas vistas e 10% sentem dor de cabeça. Problemas psicológicos causados pela profissão, 59% têm problemas psicológicos e 41% não sofreram nenhum tipo de problema psicológico. 9, 76% dos participantes não sentem sua profissão segura e 24% sentem sua profissão segura. 10, 79% dos motoristas participantes gostam das condições de trabalho oferecida pela empresa e 21% não gostam das condições. Melhoria necessárias no ambiente de trabalho, 11, 41% dos motoristas gostariam, que mudasse para melhor condição de trabalho a escala, 30% o tempo de descanso, 24% a manutenção dos ônibus e 5% ajuste dos assentos. Considerações finais: O objetivo é detecção e verificação dos riscos ambientais e até de acidentes de trânsito. A análise de motoristas de ônibus é uma prática importante para garantir a segurança do colaborador e de terceiros como passageiros e pedestres, pois a profissão de motorista não tem uma norma regulamentadora especifica que aparem a classe. Tendo as informações de motoristas que já sofreram algum tipo de acidente no ambiente de trabalho, os tipos de acidente que já sofreram no ambiente de trabalho. Dores mais frequentes apontadas pelos participantes da pesquisa pessoas que se adquiriram alguns problemas psicológicos causados pela profissão e o grau de segurança causada pela profissão. É importante seguir com o estudo referente a classe, pois a profissão de motorista não tem uma norma regulamentadora especifica, mas podemos usar a NR17 que trata sobre ergonomia nas situações como iluminação ruídos, temperatura e na parte cognitiva, visando proporcionar maior conforto e segurança aos trabalhadores contribuindo para promoção de segurança no transporte público e para prevenção de acidentes.
Introduction: Public transport drivers are part of a category affected by two work environments, within these environments there are several risks and situations that can cause immediate and/or future problems in the quality of life of these professionals and for the company one of these environments is the the internal part of the bus with situations such as poor lighting, whole body vibration, temperature and prolonged sitting in the same position and the other is the external part, with harm such as dust, solar radiation and stress due to traffic respectively. Objective: To improve the quality of life of bus drivers in their work environment and avoid accidents, such as analyzing the working conditions of bus drivers, identifying improvements in working conditions and minimizing the impact of the profession on the ergonomics of transport bus drivers collective. Methodology: The methodology of this research was a bibliographic review carried out through scientific articles and legislation obtained on academic search platforms such as Google Scholar using the following search terms: For data collection, a questionnaire was used containing 11 questions applied through a questionnaire in person at Garagem Viação Metrópole in the Itaim Paulista region, Rua Tibúrcio de Souza, 2663 in the city of São Paulo and was carried out on May 11, 2023. The number of volunteers reached was 26 drivers. Results: 1.79% have suffered some type of accident in the workplace, 1.79% have already suffered some type of accident and 21% no type of accident. Types of accidents suffered in the workplace: 2.61% traffic, 19% falls, 10% burns and 10% being run over. 3.65% declared having suffered an accident resulting in lost time and 35% did not take lost time. 4, 65% feel comfortable driving their shuttle bus and 35% do not feel comfortable. 100% declare that they have adjustments in their bank. 6.83% feel pain at the end of the day and 17% do not feel pain. Pointed pains, 46% feel pain in the back, 15% feel pain in the arms and wrists, 15% in the legs, 14% in the eyes and 10% feel a headache. Psychological problems caused by the profession, 59% have psychological problems and 41% have not suffered any type of psychological problem. 9.76% of participants do not feel their profession is safe and 24% feel their profession is safe. 10.79% of participating drivers like the working conditions offered by the company and 21% do not like the conditions. Necessary improvement in the work environment, 11.41% of drivers would like the shift to improve working conditions, 30% rest time, 24% bus maintenance and 5% seat adjustments. Final considerations: The objective is to detect and verify environmental risks and even traffic accidents. The analysis of bus drivers is an important practice to ensure the safety of employees and third parties such as passengers and pedestrians, as the driver profession does not have a specific regulatory standard that defines the class. Having information from drivers who have already suffered some type of accident in the workplace, the types of accidents they have already suffered in the workplace. The most frequent pains mentioned by research participants were people who had some psychological problems caused by the profession and the degree of security caused by the profession. It is important to continue with the study regarding the class, as the driver profession does not have a specific regulatory standard, but we can use NR17 which deals with ergonomics in situations such as lighting, noise, temperature and the cognitive part, aiming to provide greater comfort and safety to workers contributing to promoting safety in public transport and preventing accidents.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15833
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