Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15765
Título: | Hogwarts, uma história: m retrato sobre a cultura geek e o mercado de eventos |
Autor(es): | MARANGONE, Guilherme Mariano |
Orientador(es): | FERREIRA, Clarice Nunes |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | cultura geek;Eventos;Literatura |
Data do documento: | 5-Dez-2023 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | MARANGONE, Guilherme Mariano. Hogwarts, uma história: m retrato sobre a cultura geek e o mercado de eventos. 2023. (Curso Superior de Tecnologia em Eventos) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023 |
Resumo: | Através da elucidação de como a identidade geek é constituída, de como participa e
percebe o mundo a sua volta e de como interage com alguns bens culturais, foi
discutido como esse perfil se relaciona com o mercado de eventos temáticos,
utilizando os eventos Campus Party, Anime Friends e Comic Con Experience como
objetos de estudo. Após a apresentação dos eventos descritos e da apreciação de
seu funcionamento, cultura e histórico, foi desenvolvida uma análise utilizando os
mesmos indicativos apresentados anteriormente para identificar o geek como um perfil
a fim de entender como esse grupo de pessoas se relaciona com os eventos em
questão. Ao final, foi possível perceber que o apreço pela tecnologia, a busca de
identificação como comunidade, o consumo e o contato com a chamada cultura geek
são os elementos primordiais para o relacionamento do mercado de eventos temáticos
e o geek. Junto a esses resultados, também foi possível observar como esse nicho de
mercado atua junto ao setor de eventos, através da presença de dados sobre o
significativo impacto econômico nas localidades onde acontecem e sobre a relevância
cultural que apresentam Through elucidating how the geek identity is constituted, how it engages with and perceives the world around it, and how it interacts with certain cultural goods, we discussed how this profile relates to the thematic events market, using Campus Party, Anime Friends, and Comic Con Experience as study objects. After presenting the described events and appreciating their functioning, culture, and history, an analysis was developed using the same indicators previously presented to identify the geek as a profile to understand how this group of people relates to the mentioned events. In the end, it was possible to perceive that the appreciation for technology, the search for community identification, consumption, and contact with the so-called geek culture are the fundamental elements for the relationship between the thematic events market and the geek. Alongside these results, it was also possible to observe how this market niche operates within the events sector, through the presence of data on the significant economic impact in the locations where they occur and the cultural relevance they present. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15765 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemgestaodeeventos_2023_2_ Guilherme Mariano Marangone_ hogwarts, uma história.pdf Restricted Access | 4.74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.