Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15656
Título: | Alimentos orgânicos: viabilidade financeira e comparação entre orgânicos e convencionais |
Título(s) alternativo(s): | Organic foods: financial viability and comparison between organic and conventional |
Autor(es): | PEREIRA, Alexandre Pinheiro dos SILVA, Guilherme João MEDEIROS, Kauane Ramos de OLIVEIRA, Larrissa Gomes de OLIVEIRA, Luana Costa |
Orientador(es): | SOUZA, Luciana Pereira de |
Outro(s) contribuidor(es): | SOUZA, Luciana Pereira de RODRIGUES, Daniela GAMES, Gláucia TANDU, Jéssica Campos de Lima |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Alimentos;Toxicologia de alimentos;Alimentos naturais;Qualidade dos alimentos |
Data do documento: | 21-Jul-2023 |
Editor: | 227 |
Referência Bibliográfica: | PEREIRA. Alexandre P. dos S. M. it al. Alimentos orgânicos: Viabilidade financeira e comparação entre orgânicos e convencionais, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) – Escola Técnica Estadual ETEC São Mateus (Jardim São Cristovão – São Paulo), São Paulo, 2023 |
Resumo: | Os alimentos orgânicos são produtos cultivados sem agrotóxicos. O
consumo dos alimentos orgânicos, diminui sua exposição a essas substâncias nocivas
e pode prevenir o aparecimento de tumores e tem propósito de orientar a população
sobre a importância dos alimentos orgânicos. Objetivo: Demonstrar os benefícios
dos alimentos orgânicos a população propondo uma vida saudável, possibilidades
econômicas a fim de diminuir a incidência de doenças. Metodologia: Estudo
Transversal exploratório utilizando uma amostra de conveniência. Revisão
bibliográfica – é feita a partir de livros e artigos científicos, obtidos nas plataformas de
busca acadêmica... (Google Acadêmico). Por meio dos seguintes termos: Alimentos
Orgânicos, Alimentação Saudável, Acessibilidade, Feiras. Resultados: Conseguimos
analisar que 87,1% das pessoas acreditam que alimentos orgânicos são cultivados
sem agrotóxico já 4,7% diz que são alimentos vindo das indústrias. A maioria dos
entrevistados, ou seja, 52% consomem alimentos orgânicos, seguida de 2,9% não
consomem alimentos orgânicos. Foram identificados 45% da população que não
fazem frequentemente o consumo, antemão foram identificados que 11,1%
consomem apenas duas vezes ao mês. Considerações finais: Com base nesses
resultados podemos concluir que a população reconhece que os produtos orgânicos
são benéficos a saúde do indivíduo e o consumo no Brasil vem aumentando.
Identificamos também que os consumidores não possuem conhecimento sobre as
alternativas para a aquisição dos produtos orgânicos e consideram os convencionais
com o preço mais acessível, por este motivo novos estudos devem ser realizados para
nós ajudar a buscar novos resultados. Organic food is food grown without the use of pesticides. The consumption of organic food reduces exposure to these harmful substances and can prevent the development of tumours, and the aim is to inform the population about the importance of organic food. Objective: To demonstrate the benefits of organic food to the population, proposing a healthy lifestyle and economic opportunities to reduce the incidence of disease. Methodology: Cross-sectional exploratory study using a convenience sample. Bibliographic review - is made of books and scientific articles, obtained from the academic search platforms... (Google Academic). Using the following terms: Organic food, healthy food, accessibility, fairs. Results: We were able to analyse that 87.1% of people believe that organic food is grown without pesticides already 4.7% says that it is food coming from industries. Most of the respondents, that is 52%, consume organic food, followed by 2.9% who do not consume organic food. We found that 45% of the population do not eat organic food very often, and 11.1% eat it only twice a month. Final thoughts: Based on these results, we can conclude that the population recognises that organic products are beneficial to individual health and that consumption is increasing in Brazil. We can also conclude that consumers are not aware of the alternatives for purchasing organic products and consider conventional products to be more affordable, for this reason studies should be carried out to help us seek new results. |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15656 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de Conclusão de Curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ALIMENTOS ORGÂNICOS Viabilidade Financeira e Comparação entre TCC.pdf | 696.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.