Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15654
Título: África do Sul: melktert adaptado para veganos, intolerantes à lactose e celíacos
Título(s) alternativo(s): South Africa: melktert adapted for vegans, lactose intolerants and celiacs
Autor(es): JAGUSZEWSKI, Ester
OLIVEIRA, Giovana Lins de
ALVETI, Julia Monique Gonçalves
FERREIRA, Juliana Luiza de Carvalho
RODRIGUES, Nattan da Costa
SANTOS, Rebeca Veloso dos
CAVALCANTI, Senje Ozawa Silva
Orientador(es): FIORETI, Ana Paula
MOTA, Bruce Fonseca
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Intolerância à lactose;Veganismo;Doença celíaca;Culinária
Data do documento: 8-Dez-2023
Editor: 115
Referência Bibliográfica: JAGUSZEWISKI, Ester; OLIVEIRA, Giovana Lins de; ALVETI, Julia Monique Gonçalves; FERREIRA, Juliana Luiza de Carvalho; RODRIGUES, Nattan da Costa; SANTOS, Rebeca Veloso dos; CAVALCANTI, Senje Ozawa Silva. África do Sul: melktert adaptado para veganos, intolerantes à lactose e celíacos. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Nutrição e Dietética) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Resumo: Intolerância à lactose é a síndrome de diarreia, flatulência, dor ou distensão abdominal, ocorrendo após ingestão de lactose. Os sintomas variam para cada pessoa, provavelmente em função da velocidade de esvaziamento gástrico, do tempo de trânsito, e da quantidade de bactérias colônias que metabolizam a lactose. Já o veganismo é uma proposta de conduta ética que prega a libertação dos animais não-humanos por meio da abolição de todas as formas de exploração que lhes são impostas por nós. Na dieta vegana estão excluídos todos os ingredientes de origem animal, como ovos, laticínios e mel (e qualquer tipo de carne, evidentemente), além de itens que contenham ingredientes de origem animal). A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune desencadeada pela ingestão de cereais que contêm glúten por indivíduos geneticamente predispostos. Muitos pratos de origem africana são encontrados de norte a sul do Brasil, com adaptações em ingredientes e nomes, mas alguns específicos permanecem mais na Bahia, que foi o primeiro estado a ser colonizado Melktert (Milk tart) é uma popular torta de massa cremosa de inspiração Holandesa no século XVII por volta do ano de 1652, com recheio de creme de ovos inconsistente e cremoso com um leve toque de noz moscada com canela. Para atender o descrito acima, decidiu-se fazer as mudanças na receita da torta Melktert, com intuito de abrir portas para as pessoas com intolerância lactose, veganos e celíacos. A nota da aparência 4,9 pelo fato de ser uma torta com a cobertura mais pastosa, sendo assim quando cortada o recheio transborda para as laterais mudando o aspecto visual do alimento. O aroma teve a nota de 5,7, por conta das especiarias utilizadas. Nota do sabor foi de 7,1 por conta da mistura com canela em pó, leite de coco, coco ralado, mais as especiarias já citadas, contribuíram para uma maior aceitação do sabor. A textura teve a nota de 6,2 obtida com a junção do amido de milho, leite de coco, tapioca granulada. A impressão global com a nota de 6,4. O custo total da preparação ficou em R$ 31,71, isso pode ser considerado barato pelo custo da porção de R$3,96, levando em consideração que é um produto feito sem lactose e sem glúten.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15654
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tecnicoemnutricaoedietetica_2023_esterjaguszewski_africadosulmelktertadaptado.pdf675.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.