Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15633
Title: Índice de avarias de produtos alimentícios em um centro de distribuição: um estudo de caso
Other Titles: Food product damage rate in a distribution center: a case study
Authors: CAETANO, Ezequiel Beato
Advisor: LUCHIARI, Sérgio
Other contributor: CORREA, Nelson Luis de Souza
CABRINI, Sérgio Luiz
type of document: Artigo científico
Keywords: Gestão da qualidade;Ferramentas da qualidade;Logística
Issue Date: 27-Nov-2023
Publisher: 004
Citation: CAETANO, Ezequiel Beato. Índice de avarias de produtos alimentícios em um centro de distribuição: um estudo de caso, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2023.
Abstract: A busca pelo aperfeiçoamento da gestão de qualidade no controle de avarias na logística interna das empresas é de grande importância, já que, está diretamente ligada com o fluxo do processo produtivo ao qual está inserido. Sendo assim, o presente trabalho tem por objetivo realizar o levantamento dos índices e causas de avarias, de produtos alimentícios em um Centro de distribuição de uma rede de supermercados, observando os fatores que levam a perda dos produtos alimentícios, como, sacarias de arroz, feijão, açúcar, trigo, macarrão etc. Trazendo uma proposta de melhoria para redução desses índices e, aperfeiçoar as técnicas no ambiente de trabalho. Para isto a metodologia utilizada foi, a revisão bibliográfica com sua aplicação na observação realizada em campo, e o uso de ferramentas da qualidade como, Diagrama de Pareto, Folha de Verificação e Diagrama de Ishikawa para à análise dos dados obtidos, tornando possível identificar o alto índice de avarias relacionado a movimentação pelos maquinários e equipamento inadequados, a partir disto sugere-se como possível solução, a utilização constante da ferramenta Folha de Verificação para a quantificação das perdas, bem como a aplicação do ciclo PDCA para promover a melhoria contínua no processo de separação e, consequentemente, na redução do índice de avarias.
The search for improving quality management in controlling variables in companies internal logistics is of great importance, as it is directly linked to the flow of the production process to which it is inserted. Therefore, the present work aims to survey the rates and causes of variations in food products in a distribution center of a supermarket chain, observing the factors that lead to the loss of food products, such as bags of rice, beans, sugar, wheat, pasta etc. Bringing an improvement proposal to reduce these rates and improve techniques in the work environment. For this study, the methodology used was, a bibliographical review with its application in the observation carried out in the field, and the use of quality tools such as Pareto Diagram, Verification Sheet and Ishikawa Diagram for the analysis of the data obtained, making it possible to identify the highest failure rate related to inadequate handling done by machinery and equipment, from this it is suggested as a possible solution, the constant use of the Verification Sheet tool to quantify losses, as well as the application of the PDCA cycle to promote continuous improvement in the process separation and, consequently, reducing the rate of damage.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15633
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20232S_Ezequiel Caetano Beato_OD1845.pdf
  Restricted Access
1.25 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Ezequiel Beato Caetano.pdf
  Restricted Access
437.35 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.