Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/156
Title: Logística humanitária e defesa civil: conceitos logísticos em resposta às enchentes
Other Titles: Humanitarian logistics and civil defense: logistics concepts in response to floods
Authors: SILVA, Carlos Eduardo Santana da
Advisor: VENTURA, Acácia de Fátima
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística humanitária
Issue Date: May-2016
Publisher: 004
Citation: SILVA, Carlos Eduardo Santana da, VENTURA, Acácia de Fátima. Logística humanitária e defesa civil: conceitos logísticos em resposta às enchentes, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016
Abstract: A ocorrência de desastres naturais tem aumentado em território brasileiro nos últimos anos. São tornados, deslizamentos de terra, enchentes, queimadas, seca, entre outros, que são ocasionados por diversos fatores, como fenômenos naturais, alterações climáticas, crescimento demográfico desordenado, dentre outros. No Estado de São Paulo as maiores ocorrências estão relacionadas aos deslizamentos de terra e encostas, enchentes e estiagem. Na cidade de Sumaré, o problema enfrentado, sazonalmente, ocorre com as chuvas acima da média e, em função de ocupações irregulares, falta de infraestrutura para o saneamento básico e, principalmente, falta de Políticas Públicas, acarretam o transbordamento do Ribeirão Quilombo, que invade vias e bairros, deixando um rastro de lama e caos, além de vários desabrigados. Foram utilizadas as pesquisas: exploratório, bibliográfica e o estudo de caso. O estudo aborda a utilização dos conceitos logísticos nas ações da Defesa Civil em resposta às enchentes ocorridas na cidade de Sumaré/SP. A Logística servindo de base para o Plano de Ação, que contempla um planejamento prévio das áreas de risco, estuda a prevenção, atua eficientemente na resposta e prepara a recuperação, passa a receber o nome de Logística Humanitária. É possível constatar que mesmo em meio às dificuldades, a Defesa Civil, através do Plano de Ação, fazendo uso da Logística Humanitária, consegue de forma eficaz, salvar vidas, mantendo a ordem e adquirindo experiência para atuação em outros eventos.
Description: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/156
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20162S_SILVACarlosEduardoSantanada_ART0079.pdf306.86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.