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Título: Avaliação de desempenho por modelo de competências: visão dos líderes do nível operacional
Título(s) alternativo(s): Performance assessment using competency model: vision from operational level leaders
Autor(es): SANTOS, Lucas Graciano dos
PARO, Mauricio Eduardo
Orientador(es): CREMONEZI, Graziela Oste Graziano
Outro(s) contribuidor(es): GAINO, Kamila Cristina
OLIVEIRA, Renato Willian Martins de
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Motivação;Planejamento estratégico;Organização (Administração)
Data do documento: 29-Nov-2023
Editor: 004
Referência Bibliográfica: SANTOS, Lucas Graciano dos, PARO, Mauricio Eduardo. Avaliação de desempenho por modelo de competências: visão dos líderes do nível operacional, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão Empresarial) - Faculdade de Tecnologia de Americana "Ministro Ralph Biasi", Americana, 2023.
Resumo: Este estudo se concentra na avaliação de desempenho por meio de modelos de competências, explorando a perspectiva dos líderes de nível operacional. Os líderes do nível operacional percebem essa abordagem como valiosa para alinhar o desenvolvimento de suas equipes com os objetivos organizacionais, proporcionando feedback mais preciso e personalizado, identificando lacunas de competências para o crescimento profissional. No entanto, eles também apontam desafios, como a necessidade de treinamento e desenvolvimento para implementar efetivamente essa abordagem e a importância de um sistema de avaliação justo e transparente. Portanto, este estudo destaca a necessidade de uma abordagem equilibrada que leve em consideração as necessidades dos colaboradores e os objetivos organizacionais, bem como o investimento em capacitação e comunicação eficaz para o sucesso da implementação dessa prática de gestão de pessoas.
This study focuses on performance evaluation through competency models, exploring the perspective of operational-level leaders. Operational-level leaders perceive this approach as valuable for aligning their teams' development with organizational goals, providing more precise and personalized feedback, and identifying competency gaps for professional growth. However, they also highlight challenges, such as the need for training and development to effectively implement this approach and the importance of a fair and transparent evaluation system. Therefore, this study underscores the need for a balanced approach that takes into account both employee needs and organizational objectives, as well as the investment in training and effective communication for the successful implementation of this human resources practice.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15532
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