Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15495
Title: Saúde mental dos técnicos de enfermagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – SP e seus impactos no desempenho do trabalho
Authors: GUEDES, Julia Teixeira
PINTO, Lauanda Rylary
CARVALHO, Larissa Guedes de
LOPES, Maria Eduarda Giachetto
Advisor: PEREIRA, Marcelo Alves
type of document: Monografia
Keywords: Serviços de enfermagem;Saúde mental;Estresse profissional
Issue Date: 30-Nov-2022
Publisher: 074
Citation: GUEDES, Julia Teixeira et al. Saúde mental dos técnicos de enfermagem do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto – SP e seus impactos no desempenho do trabalho. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto, 2022.
Abstract: A saúde mental define nosso bem-estar emocional, psicológico e social, pode gerar diferentes maneiras de influenciar a maneira como pensamos, sentimos e nos comportamos ao enfrentar a vida, e também pode ajudar a determinar como lidamos com o estresse, nos relacionamos com os outros e fazemos decisões. Cuidar da saúde mental é fundamental porque afeta diretamente a qualidade de vida de uma pessoa, afetando seu raciocínio, emoções, comportamento e suas relações com os outros. A maioria dos riscos está relacionada a políticas inadequadas de saúde e segurança, más práticas de comunicação e gestão, baixa participação na tomada de decisões ou controle sobre as áreas em que atuam, baixos níveis de suporte aos técnicos e ambientes de trabalho muitas vezes inflexíveis, falta de equipe coesão ou apoio social. O principal objetivo da enfermagem é promover que se destina a preservar a saúde e a dignidade humana. Nessa ótica, o alinhamento gradual dos serviços com as políticas nacionais de humanização sempre exigirá a consideração de vínculos, redes colaborativas e participação coletiva no processo de gestão, e isso só poderá ser feito se compreendermos os sujeitos envolvidos na avaliação dessas redes hospitalares. Nesse sentido, a comunicação entre profissionais, gestores e eles é parte crítica, conforme estabelece uma das diretrizes desta política, a Transversalidade. A enfermagem toma como foco principal o ser humano e suas muitas relações cotidianas, e aos poucos vai lidando com os aspectos inusitados do ser humano, justamente aqueles que não incorporam uma visão elevada da vida. O objetivo de todos os profissionais deve, por sua vez, ser reduzir ou evitar a tensão biofísica e psicossocial em pessoas que buscam apresentar mudanças em sua própria saúde.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15495
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ADMINI~4.PDF1.13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.