Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15482
Title: Estudos dos impactos causados pela falta de ergonomia aos colaboradores da área de telemarketing
Authors: BRITO, Heshiley Custodio
VIEIRA, Layla Cabral da Silva
SALES, Miguel Oliveira de
JESUS, Victor Gomes de
LIMA, Victória Sapata de
Advisor: ROSA, Samira da Costa
type of document: Artigo científico
Keywords: Ergonomia;Telemarketing
Issue Date: Dec-2019
Publisher: 172
Citation: BRITO, H. C. et al. Estudos dos impactos causados pela falta de ergonomia aos colaboradores da área de telemarketing, 2019. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Sapopemba (Fazenda da Juta - São Paulo), São Paulo, 2019.
Abstract: Tendo como tema a ergonomia com a finalidade de melhorar a qualidade de vida do trabalhador, esse estudo trata-se de uma breve pesquisa partindo da ideia de que essa qualidade de vida no trabalho é um diferencial no mercado e também está voltada para o benefício individual, familiar e particular do colaborador, aumentando assim, o nível de satisfação e de produção. A aplicação da ergonomia no setor de telemarketing oferece segurança, satisfação e o bem-estar dos trabalhadores no seu relacionamento com o ambiente de trabalho, prevenindo assim problemas como o isolamento social, lesões crônicas e até mortes. Diante disso o objetivo é analisar os proveitos que a ergonomia no setor de telemarketing traz para modificar a qualidade de vida dos funcionários. Para atender esse objetivo foi pesquisado livros, artigos científicos e material disponível na internet devidamente referenciado.
Taking ergonomics as its theme with the aim of improving quality worker's life, this study is a brief research based on the idea that this quality of life at work is a differentiator in the market and also is focused on the individual, family and private benefit of the employee, thus increasing the level of satisfaction and production. The application of ergonomics in the telemarketing sector offers safety, satisfaction and the well-being of workers in their relationship with the work environment, thus preventing problems such as social isolation, chronic injuries and even deaths. Therefore, the objective is to analyze the benefits that ergonomics in the Telemarketing brings to change the quality of life of employees. To attend this objective was researched books, scientific articles and material available on the internet duly referenced.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15482
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administraçao_2019_2_heshileycustodio_estudodosimpactoscausadospela.pdf
  Restricted Access
356.59 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.