Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15450
Título: Inteligência emocional: programas de atenção à saúde mental e emocional dos profissionais da saúde de Ribeirão Preto/SP
Autor(es): SOUZA, Ana Cláudia Sant'anna de
SILVA NETO, Eliene
NIETTO, Edilene Cristina
ALVES, Eliseu Guilherme
NUNES, Gabrielle Rodrigues
Orientador(es): PEREIRA, Marcelo Alves
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Saúde mental;Inteligência emocional;Planos e programas de saúde
Data do documento: 20-Jun-2022
Editor: 074
Referência Bibliográfica: SOUZA, Ana Cláudia Sant'anna de et al. Inteligência Emocional: programas de atenção à saúde mental e emocional dos profissionais da saúde de Ribeirão Preto/SP. Trabalho de Conclusão de Curso. (Curso Técnico em Administração) - ETEC José Martimiano da Silva, Ribeirão Preto, 2022.
Resumo: Considerando que a inteligência emocional dentro do ambiente hospitalar é imprescindível para saúde mental dos colaboradores; com o intuito de preservar a boa disposição física e mental dos funcionários, reconhecemos a possibilidade da criação de um projeto de pesquisa sobre programas de implantação da inteligência emocional junto aos profissionais da saúde na cidade de Ribeirão Preto. Os profissionais de saúde vêm lidando com mortes e decisões difíceis que podem afetar sua saúde física e mental. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, “saúde mental é definida como um estado de bem-estar, no qual todos estão cientes de seu potencial, capazes de lidar com o estresse normal da vida, capazes de trabalhar produtivamente e capazes de contribuir para o seu sua comunidade”. De acordo com a pesquisa de campo, 92% dos entrevistados consideraram que um programa voltado a inteligência emocional proporcionaria um ambiente de trabalho saudável. Através da pesquisa observamos a importância da implantação de programas que visem à saúde mental e a inteligência emocional dos colaboradores, sendo possível observar que tais programas fazem muita diferença para a rotina da equipe de profissionais de saúde. Considerando o objetivo específico “Investigar os benefícios da inteligência emocional no ambiente de trabalho”, observamos que todos entrevistados relataram que são mais produtivos e motivados quando cuidam de sua saúde emocional, sendo que a metade relatou que atualmente faz terapia/tratamento ou já passou por algum acompanhamento psicológico. O profissional da saúde precisa saber reagir a situações difíceis diariamente, isso pela própria característica do trabalho, desta forma conclui-se que a inteligência emocional ajuda a evitar o desgaste físico e emocional gerado pela carga de trabalho e estresse.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15450
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ADMINI~3.PDF950.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.