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Title: Administração do transporte público metroviário
Authors: CAMPOS, Elenice Elias
SANTOS, Isabel dos
FELIX, Vitoria Raíssa Cardoso
Advisor: SILVA, Valéria Eduardo
type of document: Monografia
Keywords: Transporte;Transporte público
Issue Date: 15-Dec-2023
Publisher: 186
Citation: CAMPOS,Elenice Elias;SANTOS,Isabel dos;FELIX,Vitória Raíssa Cardoso. Administração do transporte público metroviário. 2023.Trabalho de conclusão de curso(Curso Técnico em Administração) Escola Técnica Estadual ETEC Tereza Ap. Cardoso Nunes de Oliveira - São Paulo,2023
Abstract: O documento apresentado destaca como funciona a parte operacional de todo o sistema metroviário. No texto mostra todo o sistema desde a parte de fora (plataformas e trens) até a parte interior que quase ninguém conhece (CCO - centro de controle operacional), com imagens, textos, gráficos e respostas dos próprios responsáveis por manter o metrô em funcionamento. A intenção é criar métodos na diminuição de fluxo para serem apresentadas os responsáveis pela operação, através de pesquisas, abordagens, visitas e questionários. Nos presentes resultados foi concluído que o centro de controle faz o possível para o metrô estar sempre em funcionamento mesmo com a superlotação e os demais problemas citados. Foi apresentada nossas hipóteses, mas entendemos que o metrô em si não controla o fluxo de pessoas, pois isso está relacionado aos horários de trabalho das pessoas que costumam utilizá-lo, serem parecidos. No entanto tentam amenizar o máximo possível, com trens vazios em algumas das plataformas. Será demonstrado somente conteúdos oficialmente autorizados por funcionários da área administrativa de maior nível hierárquico, e mesmos com algumas restrições de áreas não permitida aos visitantes, constatamos situações onde realmente o funcionamento geral do metrô não depende somente dele em si. Todo desempenho acontece de modo coletivo, sendo assim, não podendo haver falhas desde o planejamento até a finalização do projeto. Ficando esclarecida parte de algumas dúvidas referente ao Metrô e sua rotina operacional. A superlotação dos sistemas metro ferroviários é um problema das grandes cidades do mundo e afeta significativamente o programa horário e tempo de parada, e como consequência, há redução da capacidade do sistema em prestar o serviço, diminuindo a percepção de qualidade pelo usuário. O metrô é usado por 7,8 milhões de pessoas por dia, cada qual com diferentes necessidades, prioridades e locomoções. Além de sua existência entre diferentes lugares, necessitamos de um melhor entendimento de como funciona o processo e o planejamento administrativo do metrô para entender o” por que” de tantos problemas. Assim tentar encontrar sugestões que possam ser inclusas no andamento e melhoria dos tais problemas, através de pesquisas, depoimentos, de pessoas que precisam da utilização do mesmo, pois apesar de seu fluxo ser intenso, sua capacidade de transportar milhões de pessoas em menor tempo, se torna mais relevante diante dos demais, tendo vantagem de se ter um sistema de transporte público mais acessível e ao mesmo tempo, um impacto positivo no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Por este motivo o foco na necessidade de um melhor entendimento na gestão Operacional do sistema metroviário, com a autorização e o acompanhamento dos principais envolvidos: Companhia do Metropolitano, Sociedade de Economia Mista de são Paulo, Secretaria de Transporte (Governo do Estado), Grupo CCR (Companhia de infraestrutura e mobilidade da América/Latina). Via quatro e Via Mobilidade, e Funcionários autorizado. The document presented highlights how the operational part of the entire metro system works. In the text, it shows the entire system from the outside (platforms and trains) to the inside that almost no one knows about (CCO - operational control center), with images, texts, graphics and answers from those responsible for keeping the subway running. The intention is to create methods to reduce the flow to present those responsible for the operation, through surveys, approaches, visits and questionnaires. In the present results, it was concluded that the control center does everything possible for the subway to always be in operation even with overcrowding and the other problems mentioned. Our hypotheses were presented, but we understand that the subway itself does not control the flow of people, as this is related to the work schedules of the people who usually use it, which are similar. However, they try to soften as much as possible, with empty trains on some of the platforms Only officially authorized content will be shown by employees of the administrative area of higher hierarchical level, and even with some restrictions of areas not allowed to visitors, we found situations where the general functioning of the subway does not depend only on it itself. All performance happens collectively, so there can be no failures from planning to the completion of the project. Part of some doubts regarding the Metro and its operational routine has been clarified. The overcrowding of the metro rail systems is a problem in the large cities of the world and significantly affects the schedule and stop time, and as a consequence, there is a reduction in the capacity of the system to provide the service, reducing the perception of quality by the user. The subway is used by 7.8 million people a day, each with different needs, priorities and commutes. In addition to its existence between different places, we need a better understanding of how the process and administrative planning of the subway works to understand the "why" of so many problems. Thus, try to find suggestions that can be included in the progress and improvement of such problems, through research, testimonies, from people who need to use it, because although its flow is intense, its capacity to transport millions of people in less time, becomes more relevant compared to others, having the advantage of having a more accessible public transport system and at the same time, a positive impact on the environment and the quality of life of the population. For this reason, the focus is on the need for a better understanding in the operational management of the subway system, with the authorization and monitoring of the main parties involved: Companies do Metropolitan, Society de Economy Mix de São Paulo, Secretaries de Transportation (State Government), Group CCR (Companies de infrastructure e Mobility American/Latina). Via Quatro and Via Mobility, and Authorized Employees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15335
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