Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15303
Title: Arte, memória e cidade: uma análise a partir da experiência da Casa do Povo no bairro do Bom Retiro em São Paulo
Authors: GOMES, Manuella Chatrná
Advisor: BATISTA, Sueli Soares dos Santos
Other contributor: VERONA, Juliana Augusta
TRAVASSOS, Deborah Hornblas
type of document: Monografia
Keywords: Turismo cultural;Espaço urbano;Artes;Centros culturais
Issue Date: 14-Jun-2023
Publisher: 002
Citation: GOMES, Manuella Chatrná. Arte, memória e cidade: uma análise a partir da experiência da Casa do Povo no bairro do Bom Retiro em São Paulo, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Turismo) – Faculdade de Tecnologia de São Paulo, São Paulo, 2023.
Abstract: O presente estudo diz respeito às possibilidades culturais oferecidas no espaço urbano que proporcionam o contato com a arte de maneira interventiva e socializante como forma de atuação e reflexão relacionadas à memória da cidade. Considerando o território em que se insere a Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP), é possível verificar a dinamicidade da cena cultural em seus arredores, já que o Bairro do Bom Retiro se destaca por coletivos e equipamentos culturais, entre os quais se sobressai a Casa do Povo. A questão problema que se busca elucidar é: como a Casa do Povo, centro cultural no Bom Retiro, articula a arte e a cultura com a memória da cidade ao fazer uma integração com a população de seu entorno? Nesse sentido, foi realizada uma pesquisa bibliográfica a partir de autores que analisam o Direito à Cidade na relação com a arte e a memória. Como recurso metodológico também foi realizada uma pesquisa empírica de caráter exploratório a partir de visitas à Casa do Povo para maior compreensão de como tais temas se relacionam, bem como imersões no espaço e em atividades específicas propostas pela instituição, como é o caso do Passeio Sonoro pelo Bom Retiro. Conclui-se que a Casa do Povo, centro cultural criado em 1946, consegue articular, até os dias atuais, processos artísticos e culturais com a comunidade de seu entorno e com a memória da cidade de maneira cidadã e ativa, sempre em diálogo com o território.
The present study brings the cultural possibilities offered in the urban space that provide contact with art in an interventional and socializing way as a form of action and reflection related to the memory of the city. Considering the territory in which Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) is located, it is possible to verify the dynamism of the cultural scene in its surroundings, since Bairro do Bom Retiro stands out for its cultural collectives and equipment, and an example is Casa do Povo. The problem that seeks to be elucidated is: how does Casa do Povo, a cultural center in Bom Retiro district, articulate art and culture with the memory of the city when integrating the surrounding population? In this sense, a bibliographical research was carried out, studying authors who analyze The Right to the City in relation to art and memory. As a methodological resource, an exploratory empirical research was also carried out based on visits to Casa do Povo for a better understanding of how these themes are related, as well as immersions in this space and in specific activities proposed by the institution, such as the Passeio Sonoro pelo Bom Retiro. The conclusion is that Casa do Povo, a cultural center created in 1946, manages to articulate, until the present day, artistic and cultural processes with the surrounding community and with the memory of the city in an active and citizen way, always in dialogue with the territory.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15303
Appears in Collections:Trabalhos de conclusão de curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
gestaodeturismo_2023_2_manuellachatrnagomes_artememoriaecidade.pdf4.42 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.