Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/151
Título: Dificuldades operacionais e logísticas no processo de reciclagem de lixo doméstico na cidade de Piracicaba/SP
Título(s) alternativo(s): Operational and logistical difficulties in the process of recycling household waste in the city of Piracicaba / SP
Autor(es): GATTI, Gabriel Sanchez Sabbag
Orientador(es): VENTURA, Acácia de Fátima
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Logística;Meio ambiente
Data do documento: Mai-2016
Editor: 004
Referência Bibliográfica: GATTI, Gabriel Sancjez Sabbag, VENTURA, Acácia de Fátima. Dificuldades operacionais e logísticas no processo de reciclagem de lixo doméstico na cidade de Piracicaba/SP, 2016. Artigo de graduação (Curso de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana, Americana, 2016. Trabalho apresentado no Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza - FatecLog. Americana. 2016.
Resumo: O estudo teve por objetivo apresentar as dificuldades encontradas pelo setor público, privado e pela população no processo de separação de materiais recicláveis domésticos, para que possa ser feita a coleta seletiva. O município de Piracicaba fica no interior do estado de São Paulo e, como a maioria dos municípios brasileiros tem um baixo índice de reciclagem. O termo sustentabilidade é antigo, porém, a ação sustentável se tornou popular há pouco tempo e com isso surgiram suas diversas aplicações. Com o estudo de seu significado e o atual cenário na cidade de Piracicaba, buscou-se mostrar as dificuldades encontradas no processo de descarte e reciclagem de lixo doméstico. O descarte correto é uma preocupação que vem aumentando, tanto por parte de governos estaduais e municipais, quanto pelos cidadãos, porém não há uma conscientização em massa sobre a importância de tal atividade. O processo de reciclagem poderia ser um fator importante nessa cadeia, visto que consegue reduzir custos e baratear a produção. Dar destino correto a determinado tipo de resíduo é dever do estado, por outro lado, fazer a separação e o devido reuso do material é dever do cidadão. Com a junção das duas partes o resultado final seria o melhor possível. Menos lixo nas ruas, mais reaproveitamento de materiais e, consequentemente, o meio ambiente melhor tratado
Descrição: Artigo apresentado no VII FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 7, 20 a 21 de maio de 2016. Faculdade de Tecnologia de Americana. Curso de Tecnologia em Logística)
URI: http://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/151
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
20162S_GATTIGabrielSanchezSabbag_ART0085.pdf286.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.