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Title: Implementação do planejamento estratégico: uma ferramenta de gestão na empresa Palácio dos Sorvetes
Other Titles: Implementation of strategic planning: a management tool in the company Palácio dos Sorvetes
Authors: MASCARINI, Isabella Fabricio dos Santos Siqueira
OLIVEIRA, Maria Lívia Marques de
REIS, Sophia de Oliveira
PRADO, Théo Augusto Lopes do
OLIVEIRA, Vitoria Kamilly da Silva de
Advisor: ALMEIDA, Fabrícia Maria Alberti de
SANTOS, Márcia Regina dos
type of document: Monografia
Keywords: Administração;Planejamento estratégico;Marketing
Issue Date: 8-Dec-2023
Publisher: 026
Citation: MASCARINI, Isabella Fabricio dos Santos Siqueira; OLIVEIRA, Maria Lívia Marques de; REIS, Sophia de Oliveira; PRADO, Théo Augusto Lopes do; OLIVEIRA, Vitoria Kamilly da Silva de. Implementação do planejamento estratégico: uma ferramenta de gestão na empresa Palácio dos Sorvetes. 2023. 74 p. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Etec Prof. Alfredo de Barros Santos, Guaratinguetá, SP, 2023.
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem o intuito de apresentar a Administração como uma ciência abrangente que se torna fundamental para toda e qualquer instituição. Com base nessa ideia, o trabalho destaca sua importância na gestão eficiente e no alcance dos objetivos organizacionais. Em vista disso, o capítulo um exibe a sua origem, especialmente sua evolução no Brasil, posteriormente explica três conceitos de importantes estudiosos e algumas teorias, ademais evidencia as principais áreas, com ênfase no Planejamento Estratégico, o qual consiste em definir a melhor direção para o alcance de objetivos a longo prazo. Em seguida, o capítulo pois mostra os dados relevantes do município de Guaratinguetá, as informações e a história da empresa Palácio dos Sorvetes, bem como os problemas que a mesma enfrenta, com destaque na ineficiência da área enfatizada, trazendo consequências negativas e desperdícios para os proprietários. Em contrapartida, o capítulo três mostra a aplicabilidade do Planejamento Estratégico na empresa como uma forma e solucionar as problemáticas identificadas anteriormente. Dessa forma a criação de missão, visão, valores, metas, objetivos e uma estruturação da cultura organizacional que promova o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal é essencial para a empresa em questão. Além disso uma análise aprofundada sobre os ambientes internos e externos, denominada análise SWOT, permite que ela compreenda em quais aspectos pode melhorar. Dessa forma, com a elaboração de todos esses conceitos a empresa consegue ter um melhor entendimento acerca de si. Assim, o Marketing se torna uma ferramenta aliada do Planejamento Estratégico uma vez que permite identificar as necessidades do mercado e desenvolver estratégias para atendê-las de forma eficiente.
This Final Word of the Course has the intention to presente the Administration as a comprehensive Science that becomes essencial for any and all companies. Based on this idea, the work highlights its importance in the management and achievemente of organization goals. Therefore, chapter one shows its origin, specially its evolution in Brazil, in then outlines three definitions by importants scholars and some theories, moreover it emphasizes the main areas, with emphasis on Strategic Planning, which consists in defining the best strategy to reach objectives over na extended period. Next, chapter two demonstration relevant details about the city of Guaratinguetá, Palácio dos Sorvetes’s informations and history, as well as the problems of the same company, with emphasis on the área emphasised, which brings negative consequences for the owners. In contrast, the chapter three highlights the applicability of Strategic Planning to this company as a form of to solve the problems mentioned above. That way, the creation of the mission, vision, values, goals, objectives and a structure of the organisational culture that to promote the equilibrium between professional and staff, it is essential for the company in question. Besides, a thorough analysis of the internal and external environment, called SWOT analysis, allow who to understand in which it can improve. Like this, with the elaboration of this concepts, the company can have a better understanding about itself. Accordingly, the Marketing becomes a instrument allied with the Strategic Planning as it allows identify the market needs and to develop strategies to serve efficiently.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15159
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