Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15153
Título: A utilização da casca de banana e da casca de laranja como biossorvente para a adsorção de cálcio em solução aquosa
Título(s) alternativo(s): The use of banana bark and orange peel as biosorbent for calcium adsorption in aqueous solution.
Autor(es): LIMA, Adrielle Jesus de
SILVA, Ana Clara da
SOCORRO, Maria do
SANCHES, Talita
Orientador(es): CAMARGO, Alberto Aparecido de
SANTOS, Marconi da Cruz
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Banana;Laranja;Soluções aquosas;Cálcio
Data do documento: Jun-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: LIMA, Adrielle Jesus de. SILVA, Ana Clara da. SOCORRO, Maria do. SANCHES, Talita. A utilização da casca de banana e da casca de laranja como biossorvente para a adsorção de cálcio em solução aquosa, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Química) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: Ao decorrer dos anos, as indústrias e a população vêm sofrendo um prejudicial caso de constante contaminação em relação a um dos produtos mais utilizados, a água. Sendo eles, o cálcio e o magnésio. As incrustações nas tubulações são inevitáveis, costumam aparecer no interior delas. Essas impurezas impedem o fluxo de líquidos provocando entupimentos, são provocadas pela chamada água dura. A água dura possui um alto teor de sais de cálcio e magnésio na forma de bicarbonatos, carbonatos, sulfatos e nitratos que se tornam sólidas ao decorrer do tempo. Esses resíduos podem parecer inofensivos, porém, se não tratados, podem causar problemas. Um desses problemas nesse caso, é a impossibilidade da circulação da água. Como nas tubulações de ferro onde podem ocasionar o aumento da oxidação, o qual pode gerar a redução da pressão da água, favorecendo a proliferação de bactérias. O objetivo deste trabalho foi desenvolver um biossorvente a base de casca de laranja e casca de banana para adsorção de íons cálcio da água dura. O biossorvente foi preparado através de seleção, secagem, extração por Soxhlet dos interferentes, sendo aplicado em uma solução aquosa rica em cálcio, com taxa de adosrção de 76 % dos íons cálcio, mostrando um promissor material adsorvente.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15153
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
qui_2023_1_adriellejesus_autilizaçãodacasca.pdf1.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.