Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15141
Título: | Realidade estendida: novas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional |
Autor(es): | MIRANDA, Vitor Luiz |
Orientador(es): | SCHUSTER, Carlos Eduardo |
Tipo documental: | Monografia |
Palavras-chave: | Automação;Realidade aumentada;Educação |
Data do documento: | 20-Jun-2023 |
Editor: | 114 |
Referência Bibliográfica: | MIRANDA, Vitor Luiz . Realidade estendida: novas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho visa explorar o uso da Realidade Estendida dentro do ambiente
educacional tais como seu processo de desenvolvimento e conceitos. Será explorado
por meio de revisão bibliográfica de literatura específica no campo da tecnologia
computacional que faz jus ao tema. Hoje em dia se discute muito sobre a dificuldade
de separar o real do virtual. Isso acontece porque costumamos internalizar uma
tecnologia depois de usar ela por muito tempo. A exemplo disso, quando andamos de
carro consideramos vida real, mas um jogo de vídeo game em um óculo VR
consideramos virtual. A metodologia será de estudo de revisão bibliográfica e análises
empíricas de processos de informação e automação. Realidade Aumentada é a
mistura de elementos virtuais e reais no mesmo ambiente. Por exemplo, em jogos que
há manipulação de uma câmera física para encontrar um objeto virtual, além de algo
similar, mas com outras formas de interação The present work aims to explore the use of Extended Reality within educational environment such as its development process and concepts. It will be explored through a bibliographical review of specific literature in the field of computational technology that does justice to the theme. Nowadays there is much discussion about the difficulty of separating the real from the virtual. This happens because we tend to internalize a technology after using it for a long time. For example, when we ride in a car we consider it real life, but a video game in a VR headset we consider it virtual. The methodology will be a bibliographic review study and empirical analysis of information and automation processes. Augmented Reality is the mixture of virtual and real elements in the same environment. For example, in games where there is manipulation of a physical camera to find a virtual object, in addition to something similar, but with other forms of interaction |
URI: | https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15141 |
Aparece nas coleções: | Trabalhos de conclusão de curso |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiaemgestaodatecnologiadainformacao_2023_1_ vitor luiz Miranda_ realidade estendida novas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional.pdf Restricted Access | 350.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.