Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15141
Título: Realidade estendida: novas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional
Autor(es): MIRANDA, Vitor Luiz
Orientador(es): SCHUSTER, Carlos Eduardo
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Automação;Realidade aumentada;Educação
Data do documento: 20-Jun-2023
Editor: 114
Referência Bibliográfica: MIRANDA, Vitor Luiz . Realidade estendida: novas ferramentas tecnológicas no ambiente educacional. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação) - Faculdade de Tecnologia Deputado Ary Fossen, Jundiaí, 2023.
Resumo: O presente trabalho visa explorar o uso da Realidade Estendida dentro do ambiente educacional tais como seu processo de desenvolvimento e conceitos. Será explorado por meio de revisão bibliográfica de literatura específica no campo da tecnologia computacional que faz jus ao tema. Hoje em dia se discute muito sobre a dificuldade de separar o real do virtual. Isso acontece porque costumamos internalizar uma tecnologia depois de usar ela por muito tempo. A exemplo disso, quando andamos de carro consideramos vida real, mas um jogo de vídeo game em um óculo VR consideramos virtual. A metodologia será de estudo de revisão bibliográfica e análises empíricas de processos de informação e automação. Realidade Aumentada é a mistura de elementos virtuais e reais no mesmo ambiente. Por exemplo, em jogos que há manipulação de uma câmera física para encontrar um objeto virtual, além de algo similar, mas com outras formas de interação
The present work aims to explore the use of Extended Reality within educational environment such as its development process and concepts. It will be explored through a bibliographical review of specific literature in the field of computational technology that does justice to the theme. Nowadays there is much discussion about the difficulty of separating the real from the virtual. This happens because we tend to internalize a technology after using it for a long time. For example, when we ride in a car we consider it real life, but a video game in a VR headset we consider it virtual. The methodology will be a bibliographic review study and empirical analysis of information and automation processes. Augmented Reality is the mixture of virtual and real elements in the same environment. For example, in games where there is manipulation of a physical camera to find a virtual object, in addition to something similar, but with other forms of interaction
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15141
Aparece nas coleções:Trabalhos de conclusão de curso



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.