Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15113
Título: A implementação das ferramentas do marketing digital para as microempresas, com foco nas plataformas Whatsapp e Instagram.
Título(s) alternativo(s): Implementing digital marketing tools for microenterprises, focusing on WhatsApp and Instagram platforms.
Autor(es): DIAS, Giovanna Castilho
SANTOS, Pamela Isabelly dos
SOUZA, Yasmin Martins de
Orientador(es): SANTOS, Jorgina Francisca Severino dos
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Marketing de mídias sociais;Pequenas e médias empresas
Data do documento: Jun-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: DIAS, Giovanna Castilho. SANTOS, Pamela Isabelly dos. SOUZA, Yasmin Martins de. A implementação das ferramentas do marketing digital para as microempresas, com foco nas plataformas Whatsapp e Instagram, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: O presente relatório se propõe a elaborar pesquisas para o trabalho de conclusão de curso (TCC) de técnico em administração, realizado na instituição ETEC cidade Tiradentes Extensão CEU Alto Alegre. Para tanto, além de realizar uma pesquisa bibliográfica referente ao marketing digital e suas ferramentas, com foco no Instagram e WhatsApp, contempla também uma pesquisa de campo direcionada para microempreendedores, apresentada através do google forms. As pesquisas obtidas, proporcionam reflexão e meios para melhor desempenho dos pequenos empresários na divulgação online. O objetivo deste trabalho é compreender as funcionalidades que as ferramentas do marketing digital podem oferecer aos microempreendedores e demonstrar que mesmo este sendo um assunto em alta no momento atual da economia e que comprovadamente gera retorno e engajamento aos estabelecimentos que se adequam e fazem uso das novas tecnologias, muitos microempreendedores não fazem uso destas tecnologias, ou seja, não usufruem de seus benefícios. Mantendo a empresa sempre atualizada e por dentro dos assuntos atuais alcança um maior público que pode compartilhar os produtos e/ou serviços com centenas de pessoas utilizando apenas um smartphone para fazer um post, repostar um story ou comentar em uma publicação. Além disso, outra coisa que auxilia o microempreendedor é o algoritmo que relaciona os conteúdos que os usuários consomem com o que a empresa tem a oferecer e recomenda os itens com base nos interesses específicos de cada indivíduo, gerando engajamento maior e uma alta chance de negociação bem-sucedida, pois grande parte das pessoas que estão consumindo o conteúdo pertencem a um mesmo nicho relacionado ao mesmo. Essas ferramentas são capazes ainda de simular um atendimento presencial ao configurar o horário de funcionamento e mensagens automáticas que “recepcionam” o cliente e informam de algo importante com base nas necessidades da microempresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15113
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
adm_2023_1_c-n_giovannacastilho_aimplementaçãodas.pdf
  Restricted Access
503.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.