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Título: A eficácia da pesquisa de satisfação como ferramenta de aprimoramento do clima organizacional em consultórios odontológicos na cidade de São Paulo
Título(s) alternativo(s): The effectiveness of the satisfaction survey as a tool for improving the organizational climate in dental offices in the city of São Paulo
Autor(es): SANTOS, Stephany Fontes dos
SANTANA, Matheus Telini de
ALVES, Maria Eduarda Quaglia
VALU, Geovanna Souza
OGBU, Camila Ifeoma Oliveira
CORREA, Andreza Dias dos Santos
Orientador(es): VASCONCELOS, Sandra Regina Pereira
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ambiente organizacional;Clínica odontológica;Pesquisa de consumidor
Data do documento: Jun-2023
Editor: 199
Referência Bibliográfica: CORREA, Andreza Dias dos Santos. OGBU, Camila Ifeoma Oliveira. VALU, Geovanna Souza. ALVES, Maria Eduarda Quaglia. SANTANA, Matheus Telini de. SANTOS, Stephany Fontes dos. A eficácia da pesquisa de satisfação como ferramenta de aprimoramento do clima organizacional em consultórios odontológicos na cidade de São Paulo, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Administração) - Escola Técnica Estadual ETEC de Cidade Tiradentes (Cidade Tiradentes - São Paulo), São Paulo, 2023
Resumo: Iniciamos a pesquisa com o propósito de saber o nível de satisfação dos consumidores sobre o serviço de odontologia oferecidos na cidade de São Paulo. Observamos que o clima organizacional e algo que pode afetar indiretamente já que se os funcionários não estiverem felizes dentro da empresa vão acabar descontando quando atenderem algum cliente, então para entender melhor começamos estudando o que é o clima organizacional. De acordo com Roberto Coda (1993) o clima organizacional é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como: política de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa. Depois de entender isso vimos que o melhor jeito de saber se o colaborador quanto o consumidor está satisfeito com o serviço da companhia e preciso que a gestão realize pesquisas de satisfação de períodos em períodos e não só realize como também analise as respostas e observe o que preciso de mudanças e o que pode continuar assim fazendo com que todos se sintam inclusos e confortáveis no ambiente da companhia. Assim como diz Philip Kotler pai do marketing “a melhor propaganda e feita por clientes satisfeitos’’ já que um cliente satisfeito vai continuar comprando com você mesmo que tenha uma concorrência maior já que ela ganhou uma confiança com a sua marca. O que leva a ter um clima organizacional agradável dentro da sua própria companhia e levando com que os colaboradores tenham satisfação de trabalhar não para vocês, mas sim com vocês passando a se sentirem a própria empresa.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15099
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