Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15041
Title: Logística reversa de pilhas e baterias
Other Titles: Reverse logistics of batteries
Authors: CENEDESI, Joice Laís Gonçalves
Advisor: CORREA, Nelson Luis de Souza
type of document: Artigo científico
Keywords: Logística reversa;Descarte de materiais;Sustentabilidade;Responsabilidade social
Issue Date: 3-Jun-2023
Publisher: 004
Citation: CENEDESI, Joice Lais Gonçalves. Logística reversa de pilhas e baterias, 2023. Artigo de graduação (Curso Superior de Tecnologia em Logística) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2023. Trabalho apresentado no XIV Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza – FatecLog Americana, 2023.
Abstract: A gestão dos bens em pontos de pós consumo é uma metodologia utilizada por empresas como um meio de que ocorra o movimento reverso da cadeia de suprimentos sendo denominado como logística reversa. O presente artigo tratará da logística reversa de pilhas, estudando o trabalho realizado por uma instituição bancária, afim de verificar o papel de empresas que se envolvem no processo de logística reversa, que visa a redução dos impactos ambientais, além de potencializar os retornos financeiro para a empresa que faz a otimização dos recursos. Realizando uma análise da atuação do fabricante, bem como de legislações governamentais sobre o descarte correto de pilhas. Por meio do estudo é possível apontar que a adoção do meio reverso, a instituição foi bastante beneficiada, assim como os clientes, assim como o meio ambiente, com a preservação dos recursos, diminuição e exploração ambiental.
The management of goods at post consumption points is a methodology used by companies as a means for the reverse movement of the supply chain to occur, being known as reverse logistics. This article will deal with the reverse logistics of batteries, studying the work carried out by a banking institution, in order to verify the role of companies that are involved in the reverse logistics process, which aims to reduce environmental impacts, in addition to enhancing financial returns for the company that optimizes resources. Performing an analysis of the manufacturer's performance, as well as government legislation on the correct disposal of batteries. Through the study, it is possible to point out that the adoption of the reverse medium, the institution was greatly benefited, as well as the customers, as well as the environment, with the preservation of resources, reduction and environmental exploitation.
Description: Artigo apresentado no XIV FatecLog (Congresso de Logística das Faculdades de Tecnologia do Centro Paula Souza, 02 e 03 de junho 2023. Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana). (Curso Superior de Tecnologia em Logística). Logística e sociedade: presença feminina, diversidade, inclusão social e sustentabilidade. ISSN 2357-9684
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/15041
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
20231S_Joice Lais Gonçalves Cenedesi_OD1579.pdf582.29 kBAdobe PDFView/Open
Certificado - Joice Lais Gonçalves Cenedesi.pdf
  Restricted Access
216.88 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
Formulario_de_Equivalencia_Artigos_.pdf
  Restricted Access
224.65 kBAdobe PDFView/Open Request a copy
TA - Joice Lais Gonçalves Cenedesi.pdf
  Restricted Access
2.43 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.