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Título: Jovem aprendiz: a efetivação é uma certeza?
Título(s) alternativo(s): Young apprentice: is tenure a certainty?
Autor(es): OLIVEIRA, Alexandra R.
POPPE, Hadyja Medeiros
LOPES, Lucas Pinheiro
RAYMUNDO, Sara Soares
SILVA, Thiene Rarume Quilles da
Orientador(es): MACHADO, Gerson Samuel
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Aprendizagem;Cargo efetivo;Garantia de emprego;Mercado de trabalho
Data do documento: Jul-2023
Editor: 193
Referência Bibliográfica: OLIVEIRA, Alexandra R.; POPPE, Hadyja Medeiros; LOPES, Lucas Pinheiro; RAYMUNDO, Sara Soares; SILVA, Thiene Rarume Quilles da. Jovem aprendiz: a efetivação é uma certeza?, 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso técnico em recursos humanos) ETEC Deputado Ary de Camargo Pedroso, Piracicaba, 2023.
Resumo: Este trabalho visa abordar o protagonismo do jovem aprendiz no mercado de trabalho dentro da empresa na qual foi alocado, é importante a supervisão e suporte constante para que o aprendiz obtenha um bom desenvolvimento profissional, abordaremos ainda o funcionamento do PJA, legislação, benefícios, sobre a inclusão desses jovens no âmbito organizacional, dentre outros assuntos ao decorrer do desenvolvimento. Ao pensar em efetivação, pode-se dizer que é considerado por muitos uma conquista, mas para que o aprendiz que está ingressando no mercado de trabalho alcance essa meta, eles necessitam de orientação adequada, suporte constante e treinamento contínuo e eficaz, o que segundo pesquisas é algo que algumas empresas deixam de proporcionar aos seus jovens aprendizes. Utilizou-se pesquisa bibliográfica e de campo, tanto qualitativa quanto quantitativa com a finalidade de coletar dados para o desenvolvimento desse trabalho. Como resultado das pesquisas obtidas conclui-se que uma grande parte dos jovens não têm o auxílio necessário para poder se desenvolver o suficiente dentro do programa, além de que a maioria das empresas não proporcionam um cargo para o aprendiz que lhe ofereça um aprendizado prático e direto ligado com a área de estudos dos jovens, apontou-se deficiências de acompanhamento de ambas as partes, empresa e instituição escolar dificultando o processo de efetivação no final do contrato.
This work aims to address the protagonism of the young apprentice in the labor market within the company in which he was allocated, constant supervision and support is important for the apprentice to obtain a good professional development, we will also address the functioning of the PJA, legislation, benefits, about the inclusion of these young people in the organizational scope, among other issues during development. When thinking about tenure, it can be said that it is considered an achievement by many, but for the apprentice who is entering the job market to reach this goal, they need adequate guidance, constant support and continuous and effective training, which according to surveys is something that some companies fail to offer their young apprentices. Bibliographical and field research, both qualitative and quantitative, was used in order to collect data for the development of this work. As a result of the research obtained, it was concluded that a large number of young people do not have the necessary help to be able to develop enough within the program, in addition to the fact that most companies do not provide a position for apprentices that offers practical and practical learning. directly linked to the area of youth studies, it was pointed out deficiencies in the follow-up of both parties, the company and the school institution, making the process of effectiveness at the end of the contract difficult
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14979
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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