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Título: Jsquest: ensino de programação gamificado
Autor(es): MORAES, Luis Henrique
FERREIRA, Pedro Henrique dos Anjos
UMBUZEIRO, Samuel Gomes
MENEZES, Vitor Augusto Correia de
Orientador(es): COSTA, Rogério Bezerra
Outro(s) contribuidor(es): SILVA, Carlos Alberto Pereira da
PITTNER, Edna Rodrigues Fernandes
COSTA, Rogério Bezerra
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Desenvolvimento de software;Programação para computadores
Data do documento: Dez-2022
Editor: 211
Referência Bibliográfica: MORAES, Luis Henrique; FERREIRA, Pedro Henrique dos Anjos; UMBEZEIRO, Samuel Gomes; MENEZES, Vitor Augusto Correia de. Jsquest: ensino de programação gamificado. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Ensino Médio com Habilitação Profissional de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas) Etec Zona Leste, São Paulo, 2022.
Resumo: Este trabalho aborda as complexidades na aprendizagem de programação, seu objetivo é reduzir os recorrentes entraves deste processo. Neste contexto, a conjuntura aponta que diversos problemas levam o aluno a abandonar a disciplina, dentre eles a falta de motivação e a dificuldade dos alunos com o desenvolvimento da lógica necessária para a realização das codificações. A proposta deste trabalho de conclusão de curso é o desenvolvimento de uma plataforma web que pretende guiar o aluno pelo conteúdo necessário para a introdução a algoritmos e programação. Para este fim, serão utilizados conceitos de gamificação e de metodologias pedagógicas para ensinar de forma clara e intuitiva. Depreende-se que é possível criar uma aplicação que supra necessidades citadas anteriormente, porém, para a satisfação plena dos requisitos é necessário um reforço principalmente pedagógico, pois existem formas mais didáticas de ensinar outrem.
This paper approaches the complexities in programming learning, its objective is to reduce this process the recurrent obstacles. In this context, the conjuncture points out that several problems lead the student to abandon the discipline, among them the lack of motivation and the student's difficulty developingthe necessary logic to carry out the codifications. The purpose of this term paper is the development of a web platform that aims to guide the student through the necessary content for the introduction to algorithms and programming. To this end, gamification concepts and pedagogical methodologies will be used to teach clearly and intuitively. It appears that it is possible to create an application that meets the needs mentioned above, however, for the satisfaction of the requirements, a mainly pedagogical reinforcement is necessary, as there are more didactic ways of teaching others.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14978
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

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