Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14828
Title: Desperdício de matéria prima: método PDCA em uma empresa do estado de SP
Other Titles: Raw material waste: PDCA method in a company in the state of SP
Authors: CARVALHO, Renato Assaiante de
Advisor: MONTEIRO, Edison Valentim
Other contributor: TRALLI, Valdecir José
SAMPAIO, José Fornazier Camargo
type of document: Monografia
Keywords: Gestão da qualidade;Tecidos (indústria têxtil);Decoração
Issue Date: 8-Jul-2020
Publisher: 004
Citation: CARVALHO, Renato Assaiante de. Desperdício de matéria prima: método PDCA em uma empresa do estado de SP. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Superior de Tecnologia em Produção Têxtil) - Faculdade de Tecnologia de Americana “Ministro Ralph Biasi”, Americana, 2020.
Abstract: Hoje em dia não se pensa numa sala residencial sem se imaginar ao menos um móvel estofado, uma simples cortina de um tecido de poliéster ou uma exuberante cortina trabalhada em jacquard. Quem não gosta de deitar em uma cama, com lençol de toque macio, ao fim de um longo dia? Ou então, de descansar naquele sofá da sala confortável que você comprou, combinando com aquela cortina de linho — que além de linda, ainda bloqueia o sol na medida certa nas horas mais quente do dia? O que essas situações têm em comum? Os tecidos para decoração! Os têxteis são parte fundamental da casa, seja na parte interna ou na parte externa. Além de sua função decorativa, os tecidos para decoração podem assumir diferentes funções, dependendo do cômodo onde estão. Este trabalho tem como objetivo, o processo de produção completo dos tecidos para decoração, tal como seus defeitos sendo o desperdício de matéria prima, cujo foco é o fio de título 1606/384Dtex, utilizado na produção de diversos artigos da linha de produção da empresa estudada. Também se apresentou o método de PDCA de melhorias como alternativa para soluções de problema, este método é considerado uma ferramenta da gestão de qualidade e tem como objetivo promover a melhoria contínua do processo produtivo. Verificou-se a implementação da ferramenta na etapa de produção do tecido da empresa estudada, dado o problema, suas causas foram reveladas dentro do giro de PDCA, foram avaliadas possíveis alternativas para a diminuição da perda de matéria prima. Após a aplicação do método no problema e a possível solução escolhida pela empresa estudada verificou-se quais os ganhos com a melhoria apresentada. Além do objetivo de diminuir o desperdício alcançado outras melhorias surgiram com apenas o fato do problema principal ter sido resolvido.
Hoy en día, no se piensa en una habitación residencial sin imaginar al menos muebles tapizados, una cortina simple hecha de tela de poliéster o una cortina de jacquard exuberante. Aquellos a quienes no les gusta acostarse en una cama, con una sábana suave al tacto. fin de un largo día? ¿O descansar en ese cómodo sofá de la sala de estar que compraste, haciendo juego con la cortina de lino, que además de ser hermosa, aún bloquea el sol en la medida correcta en las horas más calurosas del día? ¿Qué tienen en común estas situaciones? ¡Las telas para la decoración! Los textiles son una parte fundamental de la casa, ya sea dentro o fuera. Además de su función decorativa, las telas decorativas pueden asumir diferentes funciones, dependiendo de la habitación en la que se encuentren. Este trabajo tiene como objetivo el proceso completo de producción de los tejidos para la decoración, además de que sus defectos son el desperdicio de materia prima, centrándose en el hilo del título 1606 / 384Dtex, utilizado en la producción de varios artículos de la línea de producción de la empresa estudiada. El método de mejoras PDCA también se presentó como una alternativa a las soluciones de problemas, este método se considera una herramienta de gestión de calidad y tiene como objetivo promover la mejora continua del proceso de producción. La implementación de la herramienta se verificó en la etapa de producción de tejidos de la empresa estudiada, dado el problema, sus causas se revelaron dentro de la rotación PDCA, se evaluaron posibles alternativas para reducir la pérdida de materia prima. Después de aplicar el método al problema y la posible solución elegida por la empresa estudiada, se verificó qué ganancias presentaba la mejora. Además del objetivo de reducir el desperdicio logrado, han surgido otras mejoras con solo el hecho de que el problema principal se ha resuelto.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14828
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1S2020_Renato Assaiante de Carvalho_OD1749.pdf1.06 MBAdobe PDFView/Open
Comprovante - Renato Assaiante de Carvalho.pdf
  Restricted Access
179.06 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.