Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14808
Title: IDEMC: inclusão digital para escolha e montagem de computadores
Authors: OLIVEIRA, Felipe Messias de
ROSA, Jonathan de Souza Santa
Advisor: SÁ, Juliana Godoy de
type of document: Monografia
Keywords: Computadores;Hardware;Web sites;Inclusão digital
Issue Date: 20-Jun-2023
Publisher: 115
Citation: OLIVEIRA, Felipe Messias de; ROSA, Jonathan de Souza Santa. IDEMC: inclusão digital para escolha e montagem de computadores. 2023. Trabalho de conclusão de curso (Curso Técnico em Informática) - ETEC de Hortolândia, Hortolândia, 2023.
Abstract: O presente projeto técnico se justifica pelo atual cenário tecnológico do Brasil, mais especificamente na Inclusão Digital. Nesse contexto, muitas pessoas enfrentam dificuldades relacionadas ao hardware, que é a parte física do computador. A escassez desses elementos dificulta a montagem completa de um computador funcional. O livro aborda a inclusão digital, como cidades digitais, portais governamentais e redes de informação.Entrando no meio de elementos de hardware, sendo estes de extrema importância para a implementação desses projetos de inclusão digital, é importante lembrar que, se não houver essas máquinas não é possível dar continuidade e por se tratar de projetos que demandam muito investimento, outro fator crucial é o custo desses equipamentos. Logo é possível examinar o impacto das transformações propostas nesses projetos para a inclusão digital e também refletir sobre a importância dos elementos de hardware visando a construção de uma sociedade mais democrática e inclusa no meio tecnológico. Alinhado a essa perspectiva, o presente trabalho tem como objetivo analisar as transformações no cenário da inclusão digital no país, com ênfase na dificuldade de acesso a elementos de hardware e à falta de conhecimento sobre as opções de melhor desempenho. O crescente avanço tecnológico exige uma compreensão aprofundada das necessidades individuais de cada usuário e a capacidade de montar um computador personalizado que atenda a essas demandas específicas, questão essa que com o passar do tempo vem evoluindo aos poucos aumentando o acesso as informações. Como é apresentado no artigo sobre avanços na área de hardware escrito por Gomes (2018, p. 70), essa é uma ciência complexa em constante evolução e adaptação, e contribuições periféricas têm permitido a construção de uma nova interpretação da realidade, com o surgimento de novas técnicas e conceitos para explicar os fenômenos econômicos e sociais. Dessa forma, é fundamental que haja acesso à informação para auxiliar nesse avanço, otimizando e agilizando fatores como tempo e dinheiro na busca por soluções tecnológicas adequadas. Dentro desse mesmo estudo, Gomes (2018, p. 76), ainda sugere a criação de um novo sistema econômico direcionado a esse segmento, sendo um sistema de grande complexidade, sendo necessária a interação de agentes com diferentes preferências, capacidades, expectativas e comportamentos. Estabelecendo uma conexão clara, já que ao acrescentar essa economia seria possível amenizar o cenário referente a falta de informações completas sobre as alternativas existentes e a dificuldade em reconhecer o valor econômico de produtos e serviços, especialmente no que diz respeito ao conhecimento sobre elementos tecnológicos de melhor desempenho. Portanto, é essencial que os consumidores tenham acesso às informações para que tomem decisões mais informadas. Através deste projeto técnico, busca-se contribuir para a promoção da inclusão digital, analisando as transformações digitais e propondo um modelo de análise eficiente que possibilite o acesso à informação e a redução da desigualdade no contexto tecnológico.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14808
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TEC_INFO_2023_1_FelipeOliveira_IDEMCInclusaoDigitalparaEscolhaeMontagemdeComputadores_Restrito.pdf
  Restricted Access
818.66 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.