Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14771
Title: Gestão estratégica de pessoas: processo de liderança
Other Titles: Strategic people management leadership process
Authors: BARBOSA, Ana Carolina Ciriaco
COSTA, Leticia Aparecida Ferreira Silvestre
SILVA, Rosana Aparecida Ferreira
Advisor: SOUZA, Deyse Sene de Melo
type of document: Artigo científico
Keywords: Administração de recursos humanos;Liderança
Issue Date: Jun-2023
Publisher: 240
Citation: BARBOSA, Ana Carolina Ciriaco; COSTA, Leticia Aparecida Ferreira Silvestre; SILVA, Rosana Aparecida Ferreira. Gestão estratégica de pessoas. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso( Curso Técnico em Administração) - Etec Padre Carlos Leôncio da Silva, Lorena, 2023.
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo estudar a gestão estratégica de pessoas em uma abordagem fundamental para o sucesso de uma empresa, pois é responsável por atrair, desenvolver e reter os melhores talentos para alcançar os objetivos organizacionais. Dentro dessa abordagem, o processo de liderança desempenha um papel crucial para garantir o alinhamento entre as metas da empresa e o desempenho dos colaboradores. Nesse contexto, a liderança deve ser compreendida como um processo contínuo e dinâmico de influência, que envolve a criação de uma visão clara, a definição de metas e objetivos, a motivação dos colaboradores e o desenvolvimento de equipes de alta performance. Para que a liderança seja efetiva, é preciso que os líderes adotem uma abordagem participativa, empática e orientada para resultados, além de desenvolver habilidades de comunicação, visão estratégica e gestão de pessoas. Em suma, o processo de liderança é fundamental para o sucesso da gestão estratégica de pessoas, pois permite que a empresa alcance suas metas e objetivos por meio do envolvimento e comprometimento dos colaboradores.
Strategic people management is a key approach to a company’s success as it is responsible for attracting, developing and retaining the best talents to organizational goals. Within this approach, the leadership process plays a crucial role in ensuring the alignment between the company’s goals and the performance of employees. In this context, leadership should be understood as a continuous and dynamic process of influence, involving the creation of a clear vision, the definition of goals and objectives, the motivation of employees and the development of highperformance teams. In order for leadership to be effective, leaders must adopt a participatory, empathic and result-oriented approach, as well as develop communication skills, strategic vision and people management. In short, the leadership process is key to the success of strategic people management, as it allows the company to its goals and goals through the involvement and commitment of employees.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14771
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
administracao_2023_1_anacarolinabarbosa_gestaoestrategicadepessoasprocesso.pdf142.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.