Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14680
Título: Eventos que desencadeiam estresse e ansiedade entre estudantes de um curso técnico em enfermagem
Autor(es): BENTO, Alexsandra Aparecida Dellatesta
BERTACCI, Simone de Almeida
BERTACCI, Thiago de Melo
CAMPOS, Regiane Elvira Alcaide
IGLESIAS, Nerci Sales
NUNES, Maria Vitória
SANTOS, Stephany Muriel
Orientador(es): RUIZ, Bianca Oliveira
SILVA, Ana Paula Falcoski Martinelli
Tipo documental: Monografia
Palavras-chave: Ansiedade;Enfermagem em saúde mental;Estresse profissional
Data do documento: Jul-2023
Editor: 091
Referência Bibliográfica: BENTO, Alexsandra Aparecida Dellatesta et al. Eventos que desencadeiam estresse e ansiedade entre estudantes de um curso técnico em enfermagem, 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso Técnico em Enfermagem) - Etec Paulino Botelho, São Carlos, 2023.
Resumo: Os transtornos mentais tem crescido mundialmente, sendo de suma importância discutir sobre a saúde mental dos estudantes da área da saúde. Estudos evidenciam uma grande incidência de estresse e ansiedade nos discentes de enfermagem, os quais podem passar por várias situações estressoras que afetam os componentes cognitivos, fisiológicos e que muitas vezes podem se tornar frequentes e duradouras. Autocobrança, pressão, perfeccionismo e excesso de atividades são situações que favorecem o estresse, ocasionando insônia, bloqueio mental e estafa mental. Muitos estudantes tendem a procurar maneiras para enfrentar o estresse e a ansiedade, e muitas vezes acabam usando inadequadamente psicotrópicos para evitar o contato direto com a realidade e com suas angústias. A reflexão acerca dos desencadeadores que provocam estresse e ansiedade nos estudantes de Enfermagem é de extrema e urgência importância, pois tais condições resultam em sintomas prejudiciais para o bem-estar e a saúde. Com a intenção de atrair atenção para o tema, o trabalho transcorreu sobre os conhecimentos dos estudantes em relação aos sintomas de estresse e suas experiências com o curso, que a longo prazo, se não tratado, poderá tornar-se ansiedade. Este trabalho teve como objetivo identificar situações que podem desencadear um processo estressor e ansioso entre estudantes de um curso técnico em enfermagem. Estudo quantitativo, descritivo e exploratório, teve como público-alvo estudantes dos quatro módulos de um curso Técnico em Enfermagem. Foi desenvolvido em três etapas, sendo elas revisão de literatura, aplicação de questionário fechado pré-intervenção e a intervenção através de jogo de perguntas e respostas. A pesquisa evidenciou que houve unanimidade entre 106 participantes dos quatro módulos do curso técnico em enfermagem em relação ao sentimento de estresse e/ou ansiedade em algum momento do curso, tendo como principal causa provas e atividades curriculares. A pesquisa evidenciou o quanto o estresse/nervoso está presente na vida acadêmica nos estudantes de enfermagem e que o prolongamento deste(s) pode ocasionar o Transtorno de Ansiedade. Sendo assim, é necessário que os ambientes escolares revejam as estratégias adotadas, a fim de reduzir os quadros de estresse e ansiedade entre os estudantes.
Mental disorders have grown worldwide, and it is extremely important to discuss the mental health of health students. Studies show a high incidence of stress and anxiety in nursing students, who can go through several stressful situations that affect cognitive and physiological components and that can often become frequent and long-lasting. Self demand, pressure, perfectionism and excessive activities are situations that favor stress, causing insomnia, mental block and mental fatigue. Many students tend to look for ways to face stress and anxiety, and often end up inappropriately using psychotropic drugs to avoid direct contact with reality and their anxieties. Reflection on the triggers that cause stress and anxiety in Nursing students is of extreme and urgent importance, as such conditions result in harmful symptoms for well-being and health. With the intention of attracting attention to the theme, the work focused on the students' knowledge regarding the symptoms of stress and their experiences with the course, which in the long term, if not treated, could become anxiety. This study aimed to identify situations that can trigger a stressful and anxious process among students of a technical nursing course. Quantitative, descriptive and exploratory study, whose target audience was students of the four modules of a Technical Nursing course. It was developed in three stages, namely literature review, application of a closed pre-intervention questionnaire and the intervention through a game of questions and answers. The research showed that there was unanimity among 106 participants of the four modules of the technical nursing course in relation to the feeling of stress and/or anxiety at some point in the course, having tests and curricular activities as the main cause. The research showed how much stress/nervousness is present in academic life in nursing students and that its prolongation can cause Anxiety Disorder. Therefore, it is necessary that school environments review the strategies adopted in order to reduce stress and anxiety among students.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14680
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-ANSIEDADE E ESTRESSE-2023.pdf112.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.