Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14640
Title: Melhoria no processo de desenvolvimento: criação de um objeto de aprendizagem utilizando a Técnica Desenvolvimento dirigido por Testes (TDD)
Authors: PEREIRA, Jaqueline dos Santos
SANTOS, Roberta Mendes Nogueira Prado dos
Advisor: OLIVEIRA, Cristina Corrêa de
Other contributor: OLIVEIRA, Cristina Corrêa de
OLIVEIRA, Wellington Pinto de
OLIVEIRA, Luciano Francisco de
type of document: Monografia
Keywords: Metodologia e técnicas de computação;Qualidade de software
Issue Date: 6-Dec-2014
Publisher: 111
Citation: PEREIRA, Jaqueline dos Santos; SANTOS, Roberta Mendes Nogueira Prado dos. Melhoria no processo de desenvolvimento: criação de um objeto de aprendizagem utilizando a técnica Desenvolvimento Dirigido por Testes (TDD), 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Fatec Zona Leste, São Paulo, 2014.
Abstract: Este projeto tem por objetivo produzir um vídeo sobre a técnica de testes de software/TDD, como objeto de aprendizagem, a fim de apresentar e exemplificar os seus conceitos e sua utilização e desenvolver um treinamento utilizando a técnica do TDD/testes de software de modo que este promova benefícios no processo de desenvolvimento da ferramenta do AIED, na Fatec da Zona Leste. A problemática encontrada neste projeto é como melhor qualificar os alunos matriculados nos primeiros, segundos e terceiros semestres do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec da Zona Leste a fim de que estes se coloquem no mercado de trabalho na área de TI? O desenvolvimento do objeto de ensino, vídeo, e, o treinamento aplicado aos desenvolvedores-estagiários da ferramenta do AIED, estão fundamentados na metodologia de pesquisa Design Science Research (DSR) que tem sua base na ciência do artificial. O DSR propõe o desenvolvimento de artefatos como resultado de estudos científicos. O treinamento sobre TDD (para homologação de tal prática) e o vídeo (material de objeto de aprendizagem) sobre testes e TDD são artefatos gerados pela pesquisa científica. O vídeo, como objeto de aprendizado, foi validado pelos alunos do segundo semestre noturno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Fatec da Zona Leste, através de um questionário que indagava sobre a eficácia deste, tornando o entrevistado mais apto a pleitear uma vaga no mercado de trabalho em que noções de testes de software/TDD são pré-requisitos à vaga. Como resultado obteve-se, 80% de resultados favoráveis ao projeto. Quanto ao treinamento aplicado aos desenvolvedores-estagiários do AIED notou-se uma melhora qualitativa, quanto à qualidade interna e externa do produto de software no que tange a norma ISO 9126, observando algumas melhoras no processo, principalmente pelos casos de testes desenvolvidos que auxiliam na manutenção das funcionalidades desenvolvidas.
This project aims to produce a video about software testing technique / TDD, as the object of learning, in order to present and illustrate their concepts and their use and develop a training using the technique of TDD / software testing mode this promotes benefits in the development process of AIED tool, in the East Zone Fatec. The problems encountered in this project is how best to qualify the students enrolled in the first, second and third semesters of the course System Analysis and Development of the East Zone Fatec, so how do put them in the labor market in the IT field? The development of the teaching object, video, and training applied to developers trainees of AIED tool, are based on research methodology Design Science Research (DSR) which has its base in the science of artificial. The DSR proposes the development of artifacts as a result of scientific studies. Training on TDD (for approval of such practice) and video (learning object material) on testing and TDD are artifacts generated by scientific research. The video, as learning object was validated by the students of the second semester of the night Systems Analysis and Development of East Zone Fatec, through a questionnaire that inquired about the effectiveness of this as a learning object, making the interviewee fittest to claim a place in the labor market in which notions of software testing / TDD are prerequisites for the vacancy. As a result there was obtained, 80% of results favorable to the project. As for the training applied to the AIED trainees-developers there has been a qualitative improvement, as the internal and external quality software product with respect to ISO 9126, noting some improvements in the process, especially for cases of developed tests that aid in maintaining the designed functionality.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14640
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.