Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14627
Title: Avaliação da maturidade da gestão de processos de negócio numa organização pública
Authors: TEIXEIRA, Diego Marcelino dos Reis
Advisor: VENDRAMEL, Wilson
type of document: Monografia
Keywords: Gestão de negócios;Negócios - Plano
Issue Date: 6-Dec-2014
Publisher: 111
Citation: TEIXEIRA, Diego Marcelino dos Reis. Avaliação da maturidade da gestão de processos de negócio numa organização pública, 2014. Trabalho de conclusão de curso (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Fatec Zona Leste, São Paulo, 2014.
Abstract: Gestão de Processos de Negócio constitui um conjunto de metodologias para análise de uma determinada organização globalmente, de modo a alinhar processos-parte à estratégia da empresa e, por conseguinte, às necessidades do cliente do produto ou serviço. Tem como base, entre outros elementos, a Tecnologia da Informação, a fim de que processos sejam automatizados, analisados, medidos e monitorados por ferramentas de software. Envolve todo o ecossistema: pessoas, sistemas, empresas, fornecedores, parceiros e clientes. Modelos de Maturidade de Processos de Negócio foram desenvolvidos para que se possa aferir o nível de desenvolvimento de processos de negócio para que, dessa forma, sejam implantadas diretivas de correção de elementos que se encontrem em dissonância com a cultura de processos e para que haja cada vez mais adesão de BPM entre todos os envolvidos. O presente trabalho tem como espinha dorsal uma pesquisa exploratória de naturezas qualitativa e quantitativa para que se meça o nível de maturidade da gestão de processos de negócio entre setores de uma organização pública que lidam com todas as atividades referentes a compras e cujos trabalhos são executados por meio de uma plataforma de BPM.
Business Process Management is a set of methodologies that analyzes an organization globally, aligning processes to business strategy and, consequently, the needs of reading products or services. It is based on, among other things, Information Technology, to allow processes to be automated, analyzed, measured and monitored by software tools. It involves the entire ecosystem: people, systems, companies, suppliers, partners and customers. Business Process Maturity Models were developed to quantify the level of development of business processes to implement elements correction policies that are odds to the culture processes consequently increasing BPM adhesion between all involved. This work has as main goal an exploratory qualitative and quantitative researchs to measure the level of maturity in business processes across sectors of a public organization dealing with all activities related to purchases and whose works are performed trough of a platform BPM.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14627
Appears in Collections:Trabalhos de Conclusão de Curso



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.