Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14398
Title: IHC com ambiente inclusivo em robô de conversação
Other Titles: HCI amb entorn inclusiu en robot conversacional
Authors: MANFIO, Edio Roberto
MORENO, Fábio Carlos
type of document: Artigo científico
Keywords: Acessibilidade ao meio físico
Issue Date: 17-Oct-2022
Citation: MANFIO, Edio Roberto; MORENO, Fábio Carlos. IHC com ambiente inclusivo em robô de conversação. Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/280.
Series/Report no.: Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022.;
Abstract: O conceito de ambiente inclusivo, presente na implementação softwares tem ampla acepção frente à diversidade de aplicações em que pode figurar. Para a educação, dotar as IHCs de ambientes inclusivos requer estudos detalhados, pois o público pode ser bastante variado. O objetivo deste trabalho é apresentar um aplicativo com eficiente IHC, capacidade de inclusão e acessibilidade em ambientes e sistemas computacionais para ensino e aprendizagem relacionado a um design universal em educação. Ele consiste na reestruturação de um robô de conversação que versa sobre disciplinas na área de Linguística para operar com o Léxico Histórico do Português do Brasil - LHISPB.
The concept of inclusive environment, present in software implementation has a wide meaning front of the diversity of applications in which may appear. For education, endow the HMIs of inclusive environments requires detailed studies, because the public can be quite varied. The purpose of this article is to present an application with efficient HMI, inclusion and accessibility in computer systems and environments for teaching and learning related to universal design in education. It consists in the restructuring of a conversational robot that deals with subjects in the area of Linguistics to operate with the Historical Lexicon of the Portuguese of Brazil - LHISPB.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14398
ISSN: 2317-451X
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.