Please use this identifier to cite or link to this item: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14396
Title: Contribuição da Matemática para a energia sustentável: aplicação em protótipo de busca solar
Other Titles: Contribution of Mathematics to sustainable energy: application in a solar search prototype
Authors: TUCUNDUVA FILHO, Alexandre Martins
SALES, Renata Ueno
MANFIO, Edio Roberto
type of document: Artigo científico
Keywords: Energia solar;Sistemas fotovoltaicos
Issue Date: 17-Oct-2022
Citation: TUCUNDUVA FILHO, Alexandre Martins; SALES, Renata Ueno; MANFIO, Edio Roberto. Contribuição da Matemática para a energia sustentável: aplicação em protótipo de busca solar. Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/277.
Series/Report no.: Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022.;
Abstract: Em virtude do aumento da utilização da energia elétrica pelo homem, houve uma grande necessidade de se buscar outras formas de energias capazes de suprir essa demanda. Porém, com os recursos que utilizamos hoje, essa necessidade de energia que o ser humano precisará no futuro não será suficiente. Dessa forma, torna-se necessário investir em pesquisas para se obter outras formas de obter essa energia, de modo mais sustentável. Este artigo tem como proposta mostrar de que maneira a Matemática básica pode contribuir nas tecnologias utilizadas na captação de energia solar e como os dados gerados pelos sistemas de monitoramento podem ser utilizados em aulas dessa disciplina. Para isso, foram feitas pesquisas sobre esses meios de obtenção de energia, um breve estudo sobre Projeto Solar1, além de sugestões de se trabalhar o assunto em sala de aula.
Due to the increased use of electricity by man, there was a great need to pursue other forms of energy capable of supplying this demand. However, with the resources that we use today, this need for energy that the human being will need in the future will not be enough. Thus, it is necessary to invest in research for other ways to get that energy, so more sustainable. This article has as show how basic Mathematics can contribute on the technologies used in the capture of solar energy and how the data generated by monitoring systems can be used in lessons of this discipline. For this research were made on these means of obtaining energy, a brief study on Solar Project, in addition to suggestions to work with the subject in the classroom.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14396
ISSN: 2317-451X
Appears in Collections:Artigos de Periódicos do CPS



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.