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Título: Relações entre cultura organizacional, cultura informacional e competência em informação para melhoria dos processos organizacionais
Título(s) alternativo(s): Relations between organizational culture, information culture and information literacy to improve organizational processes
Autor(es): FERREIRA, Isis
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Cultura organizacional
Data do documento: 17-Out-2022
Referência Bibliográfica: Ferreira, Isis. Relações entre cultura organizacional, cultura informacional e competência em informação para melhoria dos processos organizacionais. Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/270.
Série/Relatório no.: Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022.;
Resumo: Atualmente, vive-se em um âmbito social de grandes mudanças, modificando assim os valores e padrões sociais, refletindo de forma significativa no comportamento, estrutura e funcionamento das atividades organizacionais, que afetam diretamente a vida das pessoas e das empresas. Neste contexto, se torna cada vez mais importante saber lidar com as mudanças e ao mesmo tempo concentrar os esforços do grupo para atingir os objetivos propostos. Neste cenário surge o objetivo geral da presente pesquisa: Estabelecer relações entre cultura organizacional; cultura informacional e competência em informação para melhoria dos processos organizacionais. Entender este processo faz com que se compreenda as reais necessidades da empresa bem como de seus funcionários, contribuindo assim para a otimização e capacitação dos recursos humanos da organização transformando-os em vantagem competitiva. Esta pesquisa se define como qualitativa fazendo uso da pesquisa exploratória e bibliográfica. Os estudos sobre cultura organizacional vêm evoluindo, juntamente com a necessidade de entender cada vez mais as relações humanas bem como resolver os conflitos intergrupais e de autoconhecimento. Tais ações se empregadas de forma ética e coerente agrega benefícios para os processos organizacionais alcançando excelência no exercício empresarial e vantagem competitiva.
Nowadays, we live in a social context of great changes, thus modifying social values and patterns, significantly reflecting the behavior, structure and functioning of organizational activities, which directly affect the lives of people and companies. In this context, it becomes increasingly important to be able to cope with changes while concentrating the group's efforts to achieve the proposed goals. In this scenario emerges the general objective of the present research: To establish relations between organizational culture; information culture and information competence to improve organizational processes. Understanding this process makes it possible to understand the real needs of the company as well as its employees, thus contributing to the optimization and training of the organization's human resources, turning them into a competitive advantage. This research is defined as qualitative using exploratory and bibliographic research. Studies on organizational culture have been evolving, along with the need to understand human relations more and more, as well as to resolve intergroup conflicts and self-knowledge. Such actions, if employed in an ethical and coherent manner, add benefits to the organizational processes, achieving excellence in business practice and competitive advantage.
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14394
ISSN: 2317-451X
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