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Título: Jogos como complemento interdisciplinar em uma instituição de ensino superior tecnológica
Título(s) alternativo(s): Games as an interdisciplinary complement in a technological higher education institution
Autor(es): DALL' EVEDOVE, Antônio Cesar
Tipo documental: Artigo científico
Palavras-chave: Jogos de empresas;Ensino e aprendizagem
Data do documento: 17-Out-2022
Referência Bibliográfica: DAL’EVEDOVE, Antonio Cesar. Jogos como complemento interdisciplinar em uma instituição de ensino superior tecnológica. Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022. Disponível em: https://pesquisafatec.com.br/ojs/index.php/efatec/article/view/278.
Série/Relatório no.: Revista e-Fatec, Garça, v.12, n.1, out. 2022.;
Resumo: O objeto deste artigo é o de apresentar os resultados da utilização de um jogo de empresas em um curso de tecnólogo em uma instituição pública de ensino técnico o do estado de São Paulo. Atualmente o mercado de trabalho é altamente competitivo e exige, além das competências profissionais, as competências transversais como capacidade para tomar decisão, assumir risco, lidar com informações parciais quando tomando decisão, trabalhar em equipes, liderar e ser liderado, entre outras (NGUYEN, 1998). Os jogos são facilitadores da aprendizagem e permitem vivenciar situações profissionais típicas do exercício profissional. O artigo teve como base uma pesquisa alunos ingressantes do primeiro termo de Gestão Empresarial. O método utilizado é a pesquisa-ação, empregando a dinâmica do jogo, sendo que ao final do processo foi utilizado um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados permitem afirmar a importância da prática proporcionada pelos jogos empresariais, pois condiciona o aluno analisar as possibilidades existentes em uma tomada de decisão estratégica ao negócio.
The purpose of this article is to present the results of the use of a set of companies in a technologist course at a public technical education institution in the state of São Paulo. Currently the labor market is highly competitive and requires, in addition to professional competences, transversal competences such as capacity to take decisions, take risks, handle partial information when making decisions, work in teams, lead and be led, among others (NGUYEN, 1998). The games are facilitators of learning and allow to experience professional situations typical of the professional exercise. The article was based on a research student entering the first term of Business Management. The method used is action research, using the game dynamics, and at the end of the process a questionnaire was used with closed and open questions. The results allow to affirm the importance of the practice provided by business games, as it conditions the student to analyze the possibilities that exist in a strategic decision making to the business
URI: https://ric.cps.sp.gov.br/handle/123456789/14388
ISSN: 2317-451X
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